Bolsas

Câmbio

Câmera de imagem térmica pode virar acessório do dia a dia

Matthew Kronsberg

(Bloomberg) -- O olho humano tem um alcance limitado. A visão infravermelha -- que mostra os arredores com base na temperatura -- permite ver em tons de arco-íris no estilo Predador. A tecnologia é interessante, mas não é nova: os primitivos binóculos de visão noturna, afinal, foram uma das grandes armas secretas dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A Flir, empresa de Wilsonville, Oregon, EUA, líder do negócio de imagens térmicas desde 1978, tem fornecido equipamentos essenciais para muitas operações de alto risco. Quando uma cápsula espacial se acopla à Estação Espacial Internacional, as câmeras da Flir fazem parte do conjunto de ferramentas que tornam a delicada operação possível. E foi uma grande e poderosa câmera térmica da Flir que possibilitou ao Departamento de Polícia de Boston encontrar um dos homens que plantaram bombas em uma edição da maratona da cidade graças ao brilho branco fantasmagórico de seu calor corporal enquanto ele se escondia sob a lona que cobria um barco rebocável.

A Flir One (US$ 199) e a Flir One Pro (US$ 399), ambas anunciadas em 6 de junho, visam a deixar essa tecnologia barata, simples e acessível o suficiente para que a visão térmica se torne uma ferramenta do dia a dia. O dispositivo tem aproximadamente o tamanho de um pacote de drops e se conecta à porta de recarga de um telefone.

O modelo regular e o Pro são compatíveis com Apple e Android -- o modelo Android tem um conector USB C e no fim do ano deverá sair uma versão com mini USB. Agora em sua terceira geração da tecnologia, a companhia lançou a compatibilidade com relógios inteligentes para que colocar a câmera em orifícios pequenos e ver a imagem no pulso. Outra novidade é o conector telescópico para uma adaptação relativamente confortável, inclusive com um case no telefone.

A maioria dos planos para o verão não inclui acoplar naves espaciais nem caçar terroristas. O valor real para o consumidor é para pessoas que gostam de colocar a mão na massa e que querem encontrar exatamente de onde vem aquela corrente de ar que entra pela janela ou qual dos canos está com vazamento debaixo da pia. Embora esse equipamento não permita enxergar através de paredes como uma visão de raio-X, é possível ver o que está acontecendo sob a superfície.

Canos entupidos ou com vazamento são muitas vezes visíveis através de placas de gesso, e um fio defeituoso sob o capô do carro aparecerá brilhante na imagem. O ar frio das brechas no isolamento de uma casa ou de janelas mal instaladas passa a ser visível, assim como infiltrações -- informações valiosas se encontradas em uma casa que você está prestes a comprar. E se seu cachorro já fugiu de casa à noite, ser capaz de detectar o fugitivo por sua assinatura de calor enquanto ele se esconde nos arbustos te dará um status próximo ao de herói.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos