IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cerveja preparada com flores? É a combinação perfeita

Spike Carter

09/06/2017 15h25

(Bloomberg) -- De onde vem o lúpulo das cervejas? Das flores, acredite se quiser.

O lúpulo, um dos ingredientes primários da cerveja (além de malte, água e levedura), é a flor da planta Humulus lupulus. Usado para dar amargor e como conservante, o lúpulo agora é produzido e cultivado para contribuir com uma série de sabores em diversos estágios do processo de fabricação. Mas estamos quase no começo do verão no Hemisfério Norte: a Mãe Natureza tem uma série de flores além do lúpulo para oferecer no momento. E muitas cervejarias internacionais estão tirando vantagem disso para oferecer cervejas ainda mais sazonalmente conectadas à terra.

Conheça sete exemplos.

Lilac | Brekeriet (Suécia)

https://www.instagram.com/p/BP2lJ5Dl5Ol/

Essa ale amarga da popular cervejaria sueca Brekeriet é produzida com a flor lilás recém-colhida em Skane, no sul da Suécia. Um casamento perfeito de sabores florais e azedos em uma cerveja ao mesmo tempo seca e vibrante; tomá-la evoca a sensação de desfrutar da bucólica paisagem na qual a bebida é produzida.

Rosée d'Hibiscus | Brasserie Dieu du Ciel! (Canadá)

https://www.instagram.com/p/3CUOETpakV/?tagged=rosedhibiscus

A Dieu du Ciel! costuma ser considerada uma das melhores cervejarias artesanais do Canadá. Aqui, sua cerveja de trigo autodescrita como "branda" serve como base ideal para experimentações com a flor hibiscus durante o processo de preparação. O resultado é uma bebida impressionante, de cor rosé, com uma acidez adorável.

Vulgar Affectation | Jester King Brewery (Austin, EUA)

https://www.instagram.com/p/9E505DolPT/?tagged=vulgaraffectation

Inspirada pelo uso de flores da Fantôme, famosa produtora belga de saison, a Jester King Brewery, do Texas, não precisou olhar além dos campos que a rodeavam para escolher as flores monarda e marroio para uso nessa cerveja. Trata-se de uma bela ale, longe de ser "vulgar", que expressa bem o terroir da área, com um sabor inicial que lembra grama e um fim mineral.

Aura | OEC Brewing (Oxford, Connecticut, EUA)

https://www.instagram.com/p/BRoPyK2AK9E/?taken-by=oecbrewing

Sempre se pode contar que os "cervejeiros excêntricos" e de estilo próprio da OEC Brewing oferecerão algo completamente novo. No caso da Aura, eles misturaram uma ale jovem produzida com sambuco e mel com ales mais antigas fermentadas espontaneamente, que haviam amadurecido tanto em carvalho quanto em granito rosa. Essa ale é ao mesmo tempo doce, ácida e grosseiramente amarga.

Sakura Lambic | OWA Brewery SPRL (Bélgica / Japão)

https://www.instagram.com/p/13MHCrOjtD/?tagged=sakuralambic

A OWA atua como uma ponte entre as tradições das cervejas belgas e japonesas. Para essa bebida internacional híbrida particular, uma autêntica lambic ale belga é misturada com flores de cerejeira. (A flor nacional, a sakura, é uma das maravilhas sazonais mais adoradas do Japão). Com tanino e azedo por todos os lados, a cerveja ostenta notas de flores recém-cortadas e um discreto sabor de cereja.

Flower Power | Scratch Brewing Co. (Ava, Illinois, EUA)

https://www.instagram.com/p/BSduRf6BjjL/?tagged=scratchbrewing

A Scratch está certamente entre as cervejarias artesanais mais ligadas à abundância da Mãe Natureza, usando em suas receitas principalmente ingredientes caseiros, de fontes locais e buscados na mata. A cerveja apropriadamente chamada Flower Power, uma saison rústica, é preparada com uma miscelânea de flores de propriedade da Scratch Brewing -- é delicada, terrosa e maravilhosamente satisfatória.

Ostara | TRVE Brewing Co. (Denver, EUA)

https://www.instagram.com/p/BUcPaETFk1T/?taken-by=trvebrewing

Quem disse que os metaleiros não podem colher flores? A TRVE, de Denver (N.T.: nome faz alusão ao heavy metal), pode até desfrutar de ouvir música no talo, mas sua preferência em termos de cerveja é muito mais delicada. A Ostara é a ale amarga suave da TRVE Brewing, produzida com dente-de-leão, citronela e casca de limão. Cítrica, com sabor de ervas e brilhantemente refrescante.