Bolsas

Câmbio

Ventos do Texas desafiam mercado energético do estado

Ryan Collins

(Bloomberg) -- A energia eólica é um conceito atraente de energia renovável, mas possui uma falha fundamental. Venta mais forte durante a noite, precisamente quando há menos demanda de eletricidade. Isso se aplica a praticamente todos os lugares com vento dos EUA, do sopé das montanhas Tehachapi, na Califórnia, às planícies do litoral da Carolina do Norte.

Mas não ao sul do Texas.

Os engenheiros descobriram nos últimos anos que esse lugar está para o vento um pouco como o Napa Valley está para o vinho e a Geórgia para os pêssegos. Porque o litoral do estado no Golfo do México não só gera fortes rajadas noturnas, como também ventos ferozes durante o dia, exatamente quando o consumo de eletricidade atinge o pico.

Isso é resultado de algo chamado correntes de convecção -- um fenômeno causado pela diferença entre a temperatura da água e da terra -- e está possibilitando que os parques eólicos da Apex Clean Energy e da Avangrid aproveitem a disparada dos preços da eletricidade ao redor da hora do almoço, quando os ares-condicionados estão funcionando a pleno vapor.

No impiedoso mercado de energia do Texas, a construção dessas turbinas eólicas no litoral -- cerca de 900-- teve um impacto profundo. Foi algo fantástico para os consumidores, ajudando a diminuir ainda mais as contas de eletricidade, mas foi terrível para os geradores que usam gás natural. Eles tinham aumentado a capacidade nos últimos anos, prevendo que a disparada dos preços durante o dia seria principalmente para eles, e não que ela seria compartilhada com empresas de energia renovável. Sem esse fluxo constante de entrada de caixa, o modelo de negócios não funciona, não há lucros e agora empresas como Calpine, NRG Energy e Exelon estão adiando a construção de novas usinas a gás ou abandonando todas elas.

A energia eólica "é uma tecnologia disruptiva e está crescendo", disse Paul Patterson, analista de concessionárias de energia elétrica da Glenrock Associates em Nova York. "Isso é um problema para outros recursos que concorrem no mercado."

Preços em queda

E não são apenas as turbinas do litoral que estão prejudicando os negócios das usinas a gás. Incluindo os parques do interior, hoje a energia eólica abastece cerca de um quinto do mercado de eletricidade do Texas.

A energia solar também está crescendo no estado. Tudo isso ajudou a diminuir a média de preços no pico fixada pela Ercot -- a operadora da rede elétrica que controla a maior parte do mercado texano -- em 55 por cento nos últimos cinco anos, para US$ 25,34 por megawatt-hora, segundo dados compilados pela Genscape.

Se há uma pequena boa notícia para os atormentados operadores de usinas a gás do Texas, é que não estão sendo construídos muitos projetos novos de energia eólica no litoral. Isso acontece porque o mercado está tão sobrecarregado que até mesmo para quem trabalha com energia eólica é difícil ganhar dinheiro com esses preços da eletricidade. Além disso, é difícil comprar terras perto do litoral a preços razoáveis.

Título em inglês: In Cattle Country, Rare Wind Gusts Upend the Texas Energy Market

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos