Panasonic ajuda a colocar painéis solares em mais carros
(Bloomberg) -- A Panasonic vê o futuro da energia solar nos tetos dos carros.
A fabricante de eletrônicos com sede em Osaka começou a produzir uma série de células solares de 180 watts que podem ser fixadas nos tetos dos automóveis. Em fevereiro, a Panasonic anunciou que seu módulo fotovoltaico seria usado no teto do último híbrido plug-in Toyota Prius.
Os carros representam uma nova saída potencialmente lucrativa para as células solares em um setor no qual a concorrência intensa das fabricantes chinesas derrubou os preços. Isso está levando algumas fabricantes a adaptarem células solares para tudo, desde telhas e camadas exteriores de edifícios até mochilas e tendas.
"Os tetos dos carros têm o potencial de se transformarem em um novo mercado para os painéis solares", disse o gerente-geral da Panasonic, Shingo Okamoto, que era o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia. "Fizemos história na indústria automotiva e na indústria solar ao possibilitar que o sol dê energia a carros produzidos em massa pela primeira vez no mundo."
Novo Mercado
Os carros podem representar a promessa de um novo mercado gigantesco para os painéis solares da Panasonic, que também fechou parceria com a Tesla para fabricação de baterias em sua gigafábrica, nos arredores de Las Vegas. Há 264 milhões de carros e light trucks (categoria americana que inclui SUVs, vans, minivans e picapes) em operação nos EUA, segundo a Associação Nacional de Concessionárias de Automóveis do país.
Outros estão percebendo o potencial. O presidente do conselho da Tesla, Elon Musk, tuitou em novembro que o Model 3 de sua empresa pode ser lançado com painel solar no teto. Ele também está começando a vender um tipo de telha para casas com função fotovoltaica embutida. A Nissan Motor oferece um painel solar opcional para seus carros elétricos Leaf, dando carga extra a sistemas como aparelhos de ar-condicionado e rádios, segundo Nicholas Maxfield, porta-voz da empresa.
A Hanergy Holding Group revelou quatro conceitos de carros solares no ano passado, mas ainda não iniciou a produção comercial. A empresa procura desenvolver tetos para carros usando uma película fina com chips solares da Fuyao Glass Industry Group.
Até o fim de abril, a Toyota havia vendido no Japão 1.350 unidades do novo Prius plug-in equipado com painéis solares, quase 9 por cento do total, segundo a fabricante de automóveis.
Estimativas de autonomia
O último Prius é o primeiro modelo produzido em massa a ser equipado com painéis solares que fornecem eletricidade para a bateria principal do carro, segundo a Toyota. Devido às variações sazonais na luz solar, a quantidade de carga oscilará, o que significa que a distância média percorrida com cada recarga ficará em uma média de 2,9 quilômetros a 6,1 quilômetros, dependendo da época do ano.
"Isso significa que você recebe cerca de 10 por cento da quilometragem anual em energia solar sem fazer nada", disse Okamoto, em entrevista, em Tóquio.
A proporção é modesta, mas os desenvolvedores dizem que a quantidade de energia melhorará ao longo do tempo e que a autonomia pode ser estendida ajustando o design da carroceria do carro e a quantidade de superfície sobre a qual os painéis podem ser fixados.
"Estamos conscientes de que os painéis fornecem apenas uma pequena quantidade de eletricidade", disse Shoichi Kaneko, engenheiro-chefe para o Prius. "Mas este sistema ainda assim é um avanço, porque estamos fazendo uso de uma energia que, do contrário, estaríamos desperdiçando. Ao preencher todo o espaço disponível com células, é possível ampliar o alcance facilmente para 10 quilômetros."
Título em inglês: Panasonic Joins Push to Put Photovoltaics on More Car Roofs
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