IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook fecha acordo com Fox para transmitir Liga dos Campeões

Scott Soshnick e Lucas Shaw

27/06/2017 12h51

(Bloomberg) — O Facebook transmitirá mais de uma dúzia de jogos do torneio de futebol mais importante da Europa, o evento de maior destaque a se unir à pequena, porém crescente, programação de esportes ao vivo.

A partir de setembro, a rede social exibirá jogos da Liga dos Campeões ao vivo nos EUA por meio de uma parceria com a Fox Sports. O acordo com a divisão esportiva da 21st Century Fox inclui rodadas duplas durante a fase de grupos, quatro jogos das oitavas de finais e quatro partidas das quartas de finais.

Nenhuma das empresas revelou as condições financeiras do acordo. Os jogos fazem parte da estratégia do Facebook para convencer os anunciantes a investirem mais dinheiro e a um ritmo maior. A empresa não vendeu publicidades para os jogos da Liga dos Campeões, mas pode começar a fazê-lo na época em que as partidas forem disputadas.

Os esportes são particularmente atraentes porque eventos ao vivo e sem roteiro atraem um grande número de telespectadores que querem falar sobre os jogos nas redes sociais. O Twitter, que tem perseguido agressivamente direitos de transmissão de jogos de todos os tipos, se comprometeu a disponibilizar uma programação de vídeos ao vivo 24 horas por dia.

O Facebook foi mais deliberado. O futebol já é o esporte com mais seguidores na rede social. No ano passado, 3,7 milhões de usuários sintonizaram para assistir a uma partida beneficente patrocinada por Wayne Rooney entre Everton e Manchester United. Quanto ao torneio profissional europeu, 34 milhões de pessoas tiveram 98 milhões de interações no Facebook relacionadas à final da Liga dos Campeões, na qual o Real Madrid de Cristiano Ronaldo venceu a Juventus da Itália.

No começo deste ano, o Facebook fechou um acordo com a Univision Communications para transmitir jogos ao vivo da principal liga de futebol do México. A empresa também firmou um contrato com a Univision e com a Major League Soccer para transmitir jogos da MLS ao vivo, além de vídeos com melhores momentos e programação de análises sobre esses jogos.

A Fox Sports já produz programação original para o Facebook, incluindo um programa semanal sobre futebol. Alguns dos jogos da Liga dos Campeões que serão transmitidos on-line não entrarão na grade da TV — a Fox historicamente os coloca em seus aplicativos conectados à internet —, mas a emissora acredita que este acordo dará uma audiência maior aos jogos.

"Há mais partidas em inglês e espanhol do que emissoras para transmiti-las", disse David Nathanson, chefe de operações comerciais da Fox Sports, em entrevista. "O Facebook tem uma das audiências de futebol mais sociais da web e isso vai expor a Liga dos Campeões a fãs que não estão assistindo aos jogos na TV."

O Facebook hospeda vídeos há alguns anos e há dois anos começou a dividir as receitas de publicidade com algumas empresas que carregaram clipes. O sucesso desse experimento convenceu o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a adotar o que chamou de estratégia do "primeiro vídeo".

"Estamos entusiasmados por ajudar a Fox a chegar a novas audiências, a pessoas que consomem conteúdo em dispositivos digitais, móveis e sociais", disse Dan Reed, chefe de parcerias esportivas globais do Facebook. "Estamos otimistas em relação ao futebol."

Título em inglês: Facebook to Stream Live Champions League Soccer in Deal With Fox