IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbnb planeja novo serviço de aluguel de imóvel de luxo, dizem fontes

Mark Gurman e Olivia Zaleski

29/06/2017 10h09

(Bloomberg) -- A Airbnb planeja lançar um novo serviço de locação de megacasas, mansões e coberturas, que serão inspecionadas para confirmar que contam com o padrão necessário.

A empresa começará a testar o novo serviço em alguns mercados no fim do ano, segundo pessoas com conhecimento do assunto. Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa com sede em São Francisco lançará o serviço de forma ampla, disseram as pessoas. A Airbnb não quis comentar o assunto.

Com o objetivo de atrair viajantes endinheirados, a Airbnb tem segmentado suas ofertas de forma muito similar às das redes de hotéis. A empresa já começou a testar um nível de serviço chamado Airbnb Select, que exige que os anfitriões mantenham padrões consistentes para seus alojamentos. Assim como o hóspede entra em qualquer hotel e espera um conjunto consistente de toalhas, cobertores e qualidade, o Airbnb Select foi projetado para oferecer o mesmo. Essas residências também precisam ser inspecionadas.

O novo serviço é mais luxuoso -- coberturas em vez de apartamentos, mansões em vez de casas de família. Ele é conhecido internamente como "Airbnb Lux", embora o nome oficial ainda não tenha sido escolhido, disseram as pessoas, que pediram anonimato por discutirem um assunto privado. Sua criação ocorre depois que a Airbnb adquiriu, no início do ano, a empresa canadense Luxury Retreats, que antes da transação listava mais de 4.000 anúncios de mansões e casas de veraneio. Esses imóveis ainda não são apresentados como uma seção separada no site da Airbnb.

O lançamento de um serviço de aluguéis de luxo representa uma lucrativa fonte de receita para a Airbnb. A empresa fica com uma porcentagem do custo de cada reserva na qual é intermediária, portanto o inventário mais caro geraria margens mais elevadas e ajudaria a justificar a avaliação de US$ 31 bilhões dessa empresa privada.

A aposta em aluguéis de alto nível também permite que a Airbnb atinja o tipo de clientela disposta a pagar por seus serviços de turismo mais caros. Em novembro, a empresa começou a oferecer degustações de trufas, caças a cogumelos e visitas guiadas oferecidas por especialistas locais. A Airbnb ainda procura se expandir para outros segmentos do negócio de turismo e está trabalhando em uma ferramenta de reserva de voos.