Bolsas

Câmbio

Elon Musk diz que produção do Tesla Model 3 começa na sexta

Dana Hull

(Bloomberg) -- Investidores, clientes e fãs da Tesla receberam uma notícia muito aguardada sobre o cronograma do Model 3. O CEO Elon Musk anunciou que o modelo, vital para a empresa, recebeu todas as aprovações regulatórias necessárias para a produção duas semanas antes do esperado.

"Esperamos concluir" o primeiro carro na sexta-feira, escreveu Musk em postagem no Twitter. A empresa realizará uma festa de entrega para os 30 primeiros clientes do Model 3 em 28 de julho, disse ele, em outra publicação. A Tesla pretende produzir 100 carros em agosto e vai acelerar o ritmo de fabricação para 20.000 unidades por mês em dezembro, disse Musk.

A expectativa era mesmo que a produção do Model 3, o carro mais barato da empresa até o momento, começasse em julho, mas houve poucas novidades a respeito do avanço dos preparativos na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia. Quando um seguidor do CEO no Twitter pediu na semana passada a ele que "por favor, tenha piedade" e dê mais informações sobre o lançamento, Musk respondeu enigmaticamente que daria "notícias no domingo".

Os investidores elevaram as ações da Tesla, que tem sede em Palo Alto, Califórnia, em 69 por cento neste ano antecipando-se ao Model 3. A empresa entregou 25.051 veículos no primeiro trimestre e pretende produzir 500.000 em 2018 e 1 milhão em 2020. A Tesla deve divulgar os números de vendas do segundo trimestre nesta segunda-feira.

A empresa atualmente produz dois modelos totalmente elétricos: o sedã Model S e o SUV Model X. O Model 3, que deverá custar a partir de US$ 35.000, sem contar opcionais e incentivos, é o resultado de 15 anos de busca da Tesla para atingir o mercado de massa com um carro elétrico menor e mais acessível.

A Tesla revelou o Model 3 em março de 2016 em uma festa noturna no estúdio de design da empresa em Hawthorne, Califórnia. A empresa informou na primavera do ano passado (Hemisfério Norte) que 373.000 pessoas haviam feito depósitos de US$ 1.000 pelo veículo e não informou um número atualizado de reservas no ano que passou desde então. As reservas pelo Model 3 "têm um quê de jovem e urbano", disse Jon McNeill, presidente de vendas e serviços globais da Tesla, no ano passado.

Versão em português: Fernando Travaglini em São Paulo, ftravaglini@bloomberg.net.

Repórter da matéria original: Dana Hull em São Francisco, dhull12@bloomberg.net.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos