Bolsas

Câmbio

Pilgrim's Pride leva robôs a granjas para reduzir custos

Shruti Date Singh

(Bloomberg) -- Trabalhar na indústria aviária dos EUA, de US$ 60 bilhões, muitas vezes é difícil e extenuante, porque boa parte do processamento é feito à mão. Uma das maiores fornecedoras do país quer reduzir a proporção de mão de obra na linha de produção com o uso de robôs.

A Pilgrim's Pride, a segunda maior produtora dos EUA, está adicionando tecnologia robótica e de raio-X, por exemplo, para desossar a metade da frente das aves, entre outros processos, disse o CEO Bill Lovette, na quinta-feira, na teleconferência de lucros do segundo trimestre da empresa. A Pilgrim's está trabalhando com a Scott Technology, uma empresa de automação da Nova Zelândia administrada pela empresa controladora da Pilgrim, a gigante brasileira JBS.

A indústria do frango dos EUA possui cerca de 280.000 trabalhadores. A Pilgrim's conta com mais de 40.000 pessoas nos EUA, no México e em Porto Rico. O setor tem enfrentado críticas devido às condições de trabalho em algumas plantas. Ao mesmo tempo, lida com mercados de trabalho restritos em algumas regiões e muitas vezes tem dificuldades para contratar e reter trabalhadores. A Tyson Foods, que é a maior produtora do país, informou em abril que vai melhorar os salários e a segurança para mais de 95.000 funcionários após críticas de órgãos reguladores e ativistas sobre as condições de trabalho.

Lovette disse que a Pilgrim's está acelerando o ritmo dos aumentos salariais neste ano e ao mesmo tempo tentando "mitigar" problemas em quatro plantas. A empresa preferiu não fornecer mais detalhes.

A Pilgrim's, que divulgou resultado melhor do que o esperado para o trimestre, também afirmou na conferência que busca adquirir ativos de marca e reduzir sua dependência em relação ao negócio de carne commoditizada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos