Por que adultos sem filhos estão obcecados com cruzeiros Disney

Fran Golden

(Bloomberg) -- Joanne e Gerald "John" Gerrity, proprietários da quinta geração de uma loja de kielbasa em Nanticoke, Pensilvânia, EUA, reservaram seu 100º cruzeiro da Disney para setembro. E não -- eles não vão navegar com filhos pequenos. Aliás, não levarão nenhuma criança.

A obsessão do casal começou em 2000, quando um cliente comentou sobre a linha de cruzeiros. Eles já haviam levado as crianças para Walt Disney World e pensaram que poderiam ter umas férias divertidas em família -- seus filhos tinham 13 e 14 anos na época. Mas John não estava muito convencido. Joanne lembra: "Ele me apontou e disse: 'se não for divertido a culpa será toda sua." Para surpresa de John, eles ficaram viciados e às vezes levam os filhos no passeio, e outras vezes não.

Agora, eles muitas vezes deixam os filhos tomando conta da loja de kielbasa, uma espécie de linguiça, e reservam viagens de ida e volta, permanecendo em um navio da Disney por 20 dias ou mais. "Nós nem nos importamos em saber para onde vamos. Simplesmente abrimos o folheto, reservamos e vamos", disse John, 54. "Faríamos isso mais vezes se tivéssemos mais tempo livre."

Na véspera de seu 20o aniversário de cruzeiros, a Disney Cruise Line está em operação há um tempo suficiente para ter megafãs -- apesar de as crianças que cresceram navegando com a empresa ainda não terem tido tempo de conseguir seu primeiro emprego após a faculdade. Mas então por que os adultos têm esse fraco pela Disney Cruise Line? "Qualidade. A qualidade está presente na comida, na limpeza", disse John. "A tripulação", acrescentou Joanne, 53. "Eles são muito cordiais."

Apto para todos

A Disney atualmente opera quatro navios de cruzeiro e mais três chegarão entre 2021 e 2023. Com uma capacidade total final de mais de 21.000 passageiros entre os sete navios -- cada um transporta 2.700 a 4.000 turistas --, a empresa pensa além de qualquer faixa demográfica. Os especialistas do setor estimam que cerca de um quinto dos passageiros adultos embarcam sem filhos, e eles são um público em expansão, especialmente nas viagens de meados de setembro, quando as crianças já estão de volta às aulas.

A força da Disney, contudo, está em atender a todos os integrantes da família -- e, portanto, a todas as idades, segundo Ozer Balli, vice-presidente de operações hoteleiras da linha. Várias características dos navios são projetadas para gerar tempo livre para os pais, como uma piscina somente para adultos, spas de luxo, discotecas, restaurantes românticos e lounges abertos de madrugada, como o popular bar de champanhe Pink do Disney Dream, que comporta 4.000 passageiros. Mas eles também agradam outros adultos.

Mas espere. Como os cruzeiros da Disney podem ser tranquilos se você está cercado por centenas ou milhares de crianças gritando?

"Sempre nos perguntam isso", disse Joanne Gerrity. "Nós não nos incomodamos com elas. O problema, aliás, não são as crianças, e sim os pais delas." John, o marido, acrescenta: "Na Disney Cruise Line, as crianças geralmente se comportam melhor do que em outras linhas. Acho que elas ficam mais satisfeitas com os programas para crianças."

Existem também áreas exclusivas para crianças e adultos. "Eles os mantêm separados", disse John. "Nós não tivemos problemas com isso; provavelmente não tanto quanto em qualquer outro lugar público, como em um restaurante." Além disso, os Gerrity não bebem álcool e não se importam com o fato de não haver nenhum cassino a bordo dos navios da Disney. Eles normalmente vão para a cama às 22 horas.

Joanne acrescentou que ela e John gostam de observar as interações entre a tripulação e as crianças a bordo, especialmente nas salas de jantar. "Eles vêm e cortam a comida para elas. Eles as abraçam. É realmente muito gostoso de ver", disse ela.

Para entrar em contato com o repórter: Fran Golden em New York, fgolden505@gmail.com.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos