Bolsas

Câmbio

Cervejaria artesanal de Londres tenta sobreviver ao Brexit

Edward Robinson

(Bloomberg) -- Na semana passada, Samir Desai se dirigiu a uma série de edifícios industriais no sul de Londres procurando uma resposta para uma questão crucial: como o Brexit está afetando seus clientes, as pequenas empresas?

Ele encontrou alguns efeitos surpreendentemente positivos da decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia -- e um empreendedor tão preocupado quanto ele de que a partida do bloco seja um mau negócio a longo prazo.

Desai, CEO da Funding Circle, um credor que concede empréstimos a pequenas empresas, está enfrentando uma série de problemas enquanto o Brexit reestrutura a economia britânica. A Funding Circle, uma das quatro empresas que a Bloomberg está acompanhando no processo do Brexit, pode enfrentar grandes mudanças à medida que o governo negocia seu divórcio e busca novos acordos comerciais com países de todo o mundo. Desai quer saber se a inflação, a redução do crescimento ou a diminuição da confiança do consumidor estão afetando seus mutuários. Afinal, se o Brexit estiver prejudicando seus clientes, isso pode pressionar seu próprio negócio.

Então, em uma manhã chuvosa, Desai foi a um armazém cercado por depósitos de materiais de construção, a leste de Wimbledon. Um letreiro na parte da frente dizia "By the Horns Brewing". Dentro, o aroma de malte torrado impregnava o lugar. Um bar equipado com 14 torneiras de Hopslinger IPA, Spriff Upper Lip pale ale e outras cervejas ocupavam uma parede inteira. Outro item à venda: Brewtini, que mistura café feito a frio e bebidas destiladas. "Nunca mais vou beber uma Foster's", dizia uma nota rabiscada em um quadro por alguém chamado Mike o Caminhoneiro.

Fundada por Alex Bull e Chris Mills, a By the Horns Brewing, de seis anos, tornou-se uma das estrelas em ascensão da próspera indústria de cerveja artesanal de Londres. Em 2011, havia apenas 10 cervejarias na capital britânica. Agora, há mais de 100 em funcionamento. Todos os fins de semana, o salão das torneiras da Horns fica lotado de fanáticos que descobriram seus produtos em festivais de cerveja ou nas alas de alimentos da Marks & Spencer.

Desde 2013, By the Horns tomou emprestado 119.000 libras (US$ 155.100) na plataforma on-line da Funding Circle para comprar tanques de fermentação, equipamentos para engarrafamento e máquinas de lavar barris. Bull e Mills estão projetando suas maiores despesas de capital até o momento, mesmo com a incerteza sobre o Brexit.

Bull disse a Desai que a empresa, que produz cerca de 15.000 garrafas de cerveja por semana, vem exportando mais para a Suécia, a Noruega, a Itália e até para a Rússia. O desempenho da libra foi inferior ao de todas as principais moedas desde o dia do referendo do Brexit, o que torna os bens britânicos mais baratos no exterior.

"Teríamos tido metade das exportações se o resultado da votação fosse outro", disse Bull.

Mesmo assim, Bull, que votou para que o Reino Unido permanecesse na UE, está preocupado com o impacto a longo prazo do Brexit na economia. A queda da libra já está encarecendo os equipamentos de fabricação de cerveja importados, muitos deles feitos na Bélgica e nos EUA. E a revolução da cerveja artesanal na América do Norte, na Austrália e agora na Europa estimulou tanto a demanda de lúpulo selecionado que os preços das flores cheias de sabor da Nova Zelândia e da América do Norte já estavam subindo rapidamente mesmo antes da votação.

"Todo o processo foi pouco inteligente e vergonhoso para o Reino Unido", disse Bull. "Agora, é um pesadelo político."

Para entrar em contato com o repórter: Edward Robinson em London, edrobinson@bloomberg.net.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos