IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Angry Birds deve pôr ovo de ouro com IPO de US$ 2 bi

Ruth David

14/08/2017 14h31

(Bloomberg) -- Os pássaros irritados da Rovio Entertainment estão se preparando para pôr um ovo de ouro para os fundadores da companhia.

A empresa está planejando uma oferta pública inicial para o mês que vem que poderia avaliar a produtora dos jogos para dispositivos móveis e do filme Angry Birds em cerca de US$ 2 bilhões, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa poderia levantar cerca de US$ 400 milhões com uma abertura de capital no mercado local, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque os detalhes não são públicos. Nenhuma decisão final foi tomada e a empresa também pode optar por continuar privada por mais tempo, disseram.

A venda de ações testaria o apetite dos investidores por software de entretenimento, um grupo cujas ações diminuíram em média 18 por cento em relação aos preços de oferta após IPOs neste ano, segundo dados compilados pela Bloomberg.

O motivo é que as produtoras de jogos para dispositivos móveis muitas vezes têm dificuldades para repetir o sucesso de seus primeiros campeões de vendas. A King Digital Entertainment, criadora do Candy Crush, foi adquirida com desconto de 20 por cento em relação ao preço de seu IPO em 2015 em meio à queda da receita. E a Netmarble Games, a fabricante dos jogos para dispositivos móveis Lineage e Stone Age -- e a maior abertura de capital da Coreia do Sul em sete anos -- recuou 17 por cento desde que suas ações começaram a ser negociadas, em maio.

O Carnegie Bank, o Danske Bank e o Deutsche Bank estão entre os bancos que assessoram uma possível abertura de capital, disseram as pessoas. Representantes da Rovio, do Carnegie, do Danske e do Deutsche Bank preferiram não comentar.

Reanimar o crescimento

A Rovio, que tem sede em Espoo, na Finlândia, registrou um crescimento de receita de 34 por cento em 2016, para 190,3 milhões de euros (US$ 225 milhões), e lucro antes de juros e impostos de cerca de 17,5 milhões de euros, contra um prejuízo no ano anterior. A empresa, como muitas produtoras de jogos, tem buscado um novo crescimento após o sucesso inicial com o jogo para dispositivos móveis Angry Birds.

Os recursos de um IPO poderiam ajudar a empresa a financiar o "Angry Birds Movie 2", planejado para 2019. O primeiro filme da franquia da empresa, lançado no ano passado, arrecadou cerca de US$ 350 milhões em receitas de bilheteria mundialmente. A Rovio também está concentrada em estimular a demanda por títulos como Battle Bay e versões mais recentes do Angry Birds.

A empresa vendeu algumas partes de seus negócios para a Kaiken Entertainment, startup comandada pelo ex-CEO Mikael Hed e por outros veteranos da empresa, em março. A venda -- que incluiu o estúdio de animação de TV da Rovio, a divisão de publicação de livros e algumas propriedades sem relação com o Angry Birds -- fez parte da reorganização do negócio de animação da empresa, realizada com o objetivo de reanimar o crescimento.

--Com a colaboração de Manuel Baigorri e Tom Metcalf