IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Supermercado suíço começará a vender hambúrgueres de larvas

Richard Weiss

14/08/2017 12h22

(Bloomberg) -- Os suíços logo terão a chance de comprar hambúrgueres e almôndegas preparados com larvas de besouro em um momento em que a rede de supermercados Coop testa o apetite dos consumidores por alternativas menos comuns que as de carne bovina e suína.

Cada pacote com dois hambúrgueres de bicho-da-farinha, que também contêm arroz, cenoura, e especiarias como orégano e pimenta, custará 8,95 francos (US$ 9,24), disse o porta-voz Urs Meier, por telefone. O pacote com 10 almôndegas de insetos será vendido pelo mesmo preço e ambos os produtos chegarão às prateleiras de lojas selecionadas em 21 de agosto.

"Esses produtos são perfeitamente adequados para aqueles que querem aprender sobre a diversidade culinária com insetos", afirmou o gerente de suprimentos da Coop, Silvio Baselgia, em comunicado. A Coop sugere o consumo das almôndegas de insetos no pão sírio com legumes frescos e cobertas com molho de iogurte.

Os insetos têm demorado para se popularizarem nos cardápios, apesar de os especialistas em alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmarem que eles são capazes de satisfazer o desejo por carne sem causar tanto dano às florestas tropicais e o esgotamento da água. Os insetos comestíveis são uma antiga tradição culinária em algumas culturas africanas e asiáticas, mas sua proteína animal de alta qualidade está disponível apenas em alguns lugares na Europa, como por exemplo no restaurante britânico Grub Kitchen.

Sabor suave

O bicho-da-farinha, que é uma larva de besouro, tem um sabor suave que, quando assado, é parecido com o de uma noz, segundo o blog sobre consumo de insetos Bugible.com.

Os hambúrgueres custarão aproximadamente o dobro dos hambúrgueres de carne bovina orgânica Naturplan Bio da Coop e quase cinco vezes mais do que os hambúrgueres mais baratos da loja on-line da rede.

Os produtos serão disponibilizados primeiro em lojas de Zurique, Basileia, Berna, Winterthur, Lugano, Lausanne e Genebra e também pela internet. A empresa de varejo informou que planeja oferecer uma seleção mais ampla de insetos comestíveis em mais lojas até o fim do ano.

A Coop vem trabalhando há três anos com a startup suíça Essento para preparar substitutos da carne e a data de lançamento, antes prevista para maio, foi adiada devido a problemas organizacionais, segundo Meier. A Essento cria bichos-da-farinha na Bélgica, mas pretende produzi-los na Suíça futuramente, disse Meier.