IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uber conquista 4 investidores mas disputa trava negócio

Eric Newcomer

16/08/2017 13h27

(Bloomberg) -- Uber Technologies está em negociações exclusivas para alinhavar financiamento com quatro investidores, mas um acordo, que pode atingir até US$ 12 bilhões, depende do resultado de uma briga de tribunal entre dois membros do conselho.

O financiamento viria do SoftBank e do gigante chinês Didi Chuxing, juntamente da Dragoneer Investment Group e General Atlantic, segundo pessoas estão familiarizadas com o assunto. Goldman Sachs está aconselhando Uber sobre a transação potencial. China Tencent Holdings também avaliou contribuir com fundos para a rodada.

Uber, SoftBank, Didi, General Atlantic e Goldman Sachs recusaram-se a comentar. Dragoneer e Tencent não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Bloomberg relatou pela primeira vez as intenções do SoftBank para comprar as ações da Uber no mês passado, e o New York Times divulgou os nomes dos outros grandes investidores no possível negócio esta semana. O contrato de exclusividade, que impede outros investidores de se manifestarem, não foi reportado anteriormente.

Uma transação depende da capacidade de Uber para resolver uma batalha em curso entre dois dos maiores acionistas da companhia e membros do conselho mais influentes, disseram duas das pessoas. A empresa de capital de risco Benchmark está processando Travis Kalanick, o ex-diretor executivo que foi detido em junho. Benchmark argumenta que Kalanick fraudou investidores

Os novos investidores podem ter o poder de nomear até dois representantes para o conselho de Uber, disseram as pessoas. Mas o processo representa grandes complicações. Uma pergunta pendente é se Kalanick iria abandonar seu assento ou os dois vazios sob seu controle, que é o foco da disputa com Benchmark, ou se novos lugares seriam criados. Duas pessoas disseram que Kalanick apoia um investimento envolvendo o SoftBank, que tem um mega fundo de quase US$ 100 bilhões para gastar em negócios de tecnologia.

Para entrar em contato com o repórter: Eric Newcomer em San Francisco, enewcomer@bloomberg.net.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.