IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Disney promoverá filme do 'Star Wars' com realidade aumentada

Anousha Sakoui

24/08/2017 12h32

(Bloomberg) -- A Walt Disney está usando todo seu poderio midiático para transformar o próximo filme do Star Wars no maior filme do ano. A empresa usará realidade aumentada e as redes sociais em uma campanha global para promover Os Últimos Jedi e os produtos relacionados.

A partir de 1 de setembro, dia que a Disney chama de Force Friday, os fãs dos filmes de ficção científica poderão usar seus smartphones para participar de uma caça ao tesouro com realidade aumentada, como a moda do Pokémon Go que cativou os fãs de videogames no ano passado. A caça mundial Find the Force ocorrerá durante três dias, começando em Sidney, e abrangerá mais de 20.000 lojas em 30 países, disse a Disney em um comunicado nesta quinta-feira.

Os filmes do Star Wars da Disney -- foram estreados dois desde que a empresa comprou a Lucasfilm por US$ 4 bilhões em 2012 -- são os maiores da história e o estúdio com sede em Burbank, Califórnia, prevê um total de pelo menos seis. Sua capacidade para atrair uma nova geração de fãs, especialmente agora que a bilheteria nos EUA está caindo, tem sido chave para o sucesso da companhia. O filme estreia no dia 15 de dezembro.

Como parte da campanha, a Disney criou um aplicativo para smartphone que é ativado por logos especiais que aparecem em figuras recortadas nas lojas. Os fãs que forem comprar bonecos ou drones da nova linha de produtos podem usar os dispositivos para descobrir personagens como os pássaros alienígenas chamados Porgs, posar com eles e compartilhar as imagens nas redes sociais. Os fãs que postarem nas redes sociais podem ganhar prêmios, como ingressos para a estreia do filme.

"Esta campanha tem uma escala maior do que a primeira Force Friday em termos de alcance geográfico e número de varejistas", disse Paul Southern, vice-presidente sênior da Lucasfilm da Disney, em entrevista.

A primeira promoção Force Friday, em 2015, ligada a O Despertar da Força, acarretou um aumento de sete vezes nas vendas on-line dos brinquedos do Star Wars do mês de setembro. O estúdio gerou um grande entusiasmo pelos bonecos e brinquedos novos com uma apresentação global de produtos do Star Wars no YouTube e uma cobertura no programa Good Morning America, da ABC. O filme foi o maior sucesso de bilheteria da história dos EUA.

Para entrar em contato com o repórter: Anousha Sakoui em Los Angeles, asakoui@bloomberg.net.