Bolsas

Câmbio

Moeda virtual estimula comércio de energia solar na Austrália

Jason Scott

(Bloomberg) -- Uma empresa australiana está lançando uma versão própria do bitcoin que permitirá que proprietários de imóveis e empresas vendam energia excedente gerada a partir de painéis solares instalados em seus telhados a vizinhos sem destinar uma fatia a intermediários.

Até esta segunda-feira, a Power Ledger, que tem sede em Perth, havia vendido cerca de 57 por cento de um total de 100 milhões dos chamados "tokens de energia" oferecidos a 8,8 centavos de dólar americano cada desde domingo. Um limite de US$ 25.000 foi fixado para impedir que grandes entidades controlem o mercado.

"Isso tornará os painéis solares mais viáveis financeiramente e melhorará a eficiência do mercado de energia", disse Jemma Green, cofundadora e presidente da empresa, em entrevista. "Isso também permitirá que pequenos investidores que desejam apoiar a energia renovável comprem pequenas participações em projetos solares de grande porte e de propriedade da comunidade."

Segundo relatório de abril da RenewEconomy, a capacidade de energia solar da Austrália "deverá duplicar nos próximos anos porque as famílias continuam investindo em painéis para telhados para reduzir as contas de eletricidade e porque o setor solar de grande escala está decolando após anos de promessa".

Cerca de 5,6 gigawatts da capacidade solar total do país, de 6 gigawatts, vêm de painéis de telhado, e o restante deriva de projetos de grande porte, segundo a RenewEconomy. Apesar de nesta fase atenderem a apenas cerca de 3,3 por cento da demanda total de energia do país, os painéis estão em 21 por cento dos telhados australianos adequados para eles, maior penetração de painéis solares do mundo, informou.

Os tokens que estão sendo emitidos pela Power Ledger, criada em maio de 2016, também permitirão que parques solares vendam eletricidade a clientes individuais e que edifícios de apartamentos e escritórios comercializem energia de painéis solares instalados em seus telhados, disse Green.

Tecnologia de blockchain

Para facilitar o comércio, a empresa desenvolveu sua própria tecnologia de blockchain, que usa um livro-razão distribuído para facilitar as transações sem intermediários. Os blockchains agora estão sendo usados para tudo, desde vendas de ingressos para shows até distribuição de registros médicos de forma confidencial e emissão de títulos de catástrofes.

"A revolução da internet nos deu muitas formas de compartilhar informações, mas a distribuição dessas informações de forma controlada antes era difícil", disse Green. "Os blockchains são uma forma de garantir que haja apenas uma única cópia verdadeira que não pode ser alterada e que pode ser transmitida entre pares."

A Power Ledger está vendendo também outra parcela de tokens a um preço ainda não revelado. Cerca de 90 milhões dos 250 milhões de tokens desse lote foram vendidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos