IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple planeja mudar forma de utilizar próximo iPhone

Mark Gurman

30/08/2017 11h29

(Bloomberg) — A Apple planeja mudar a forma de utilização de seu próximo iPhone top de linha eliminando o conceito de botão Home e realizando outros ajustes no principal dispositivo da marca, que praticamente passará a ser apenas tela, segundo imagens do novo aparelho vistas pela Bloomberg News e pessoas com conhecimento do assunto.

O botão Home é chave no iPhone e o design do aparelho mudou pouco desde seu lançamento em 2007. Atualmente, o usuário o pressiona para voltar à grade inicial de aplicativos que os cumprimenta várias vezes ao dia. Ele o mantém pressionado para conversar com a assistente digital Siri. Com um duplo clique, acessa um menu Multitarefa no qual várias telas de aplicativos podem ser passadas como um carrossel.

A Apple está preparando três novos iPhones que serão lançados no mês que vem. Um dos modelos, um novo aparelho de alto padrão, trará mudanças suficientes para transformá-lo em uma das maiores atualizações do iPhone em uma década de história do produto. Com uma tela mais nítida que ocupa quase toda a parte frontal do aparelho, a Apple testou a remoção completa do botão Home — até mesmo da versão digital dele —, dando preferência a novos controles por gestos para tarefas como acessar a grade principal de apps e abrir o menu Multitarefa, segundo pessoas informadas sobre o aparelho e as imagens.

No novo iPhone de alto padrão a Apple também planeja mostrar uma tela mais alta com cantos arredondados, um recorte na parte superior da tela para a câmera e sensores e novas localizações para a antena, segundo as imagens. A Apple muitas vezes testa vários designs e, portanto, os detalhes podem diferir do lançamento final da empresa. Uma porta-voz da Apple preferiu não comentar o assunto.

Ao longo da parte inferior da tela há uma fina barra de softwares no lugar do botão Home. O usuário pode arrastá-la para o meio da tela para abrir o telefone. Quando o usuário está dentro de um aplicativo, um gesto semelhante chama o menu Multitarefa. A partir daí o usuário pode continuar deslizando para cima para fechar o aplicativo e voltar à tela inicial. Uma animação em fase de testes suga o aplicativo de volta ao seu ícone. A interface Multitarefa foi redesenhada para parecer uma série de cartões independentes que podem ser passados, enquanto nos iPhones atuais há uma pilha de cartões, mostram as imagens.

O tamanho geral será semelhante ao do iPhone 7, mas o novo modelo incluirá uma tela OLED ligeiramente maior do que a do iPhone 7 Plus (14 centímetros), disseram pessoas com conhecimento do produto à Bloomberg News. O telefone terá engastes simétricos em torno de toda a tela, o que significa que a área abaixo da tela que abrigava o botão Home e a área acima da tela para o fone de ouvido foram removidas. O fone de ouvido, o sensor de reconhecimento facial e a câmera de selfie foram transferidos para um "entalhe" na parte superior da tela, mostram as imagens.

A nova tela é arredondada nos cantos, enquanto as telas atuais do iPhone têm cantos quadrados. O botão Power, do lado direito do telefone, é mais longo, por isso é mais fácil pressioná-lo ao segurar o aparelho em uma mão, segundo as imagens e as pessoas informadas a respeito.

Para entrar em contato com o repórter: Mark Gurman em San Francisco, mgurman1@bloomberg.net.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.