IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Firma que investe em blockchain avalia IPO no Canadá

Olga Kharif

30/08/2017 14h24

(Bloomberg) -- A NextBlock Global, firma de capital de risco que investe em startups do ramo de blockchain, planeja levantar US$ 50 milhões em uma oferta pública inicial neste ano na Bolsa de Valores de Toronto, disse o CEO Alex Tapscott.

Se a oferta se concretizar, a NextBlock facilitará que pessoas comuns invistam na tecnologia blockchain, que vem fazendo barulho e pode revolucionar diversos campos, como o setor de finanças e o gerenciamento de cadeias de abastecimento. Atualmente, os pequenos investidores estão praticamente limitados a comprar moedas digitais relacionadas, como o bitcoin, para ganhar exposição ao blockchain.

Tapscott escreveu com seu pai o livro "Blockchain Revolution: como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo". A dupla defende a tecnologia como forma de aumentar a transparência e acelerar as transações no setor financeiro e em outros campos.

Criada em maio, a NextBlock, que tem sede em Toronto, já levantou US$ 20 milhões com investidores institucionais e de alto patrimônio líquido, incluindo banqueiros do Merrill Lynch e o ex-presidente do conselho de um dos maiores bancos do mundo, segundo Tapscott, que preferiu não informar os nomes, em entrevista por telefone. A empresa tem investido em diversos empreendimentos focados no desenvolvimento da tecnologia de blockchain, como Aion, Cosmos e Icon, e planeja chegar em algum momento a algo entre 10 e 20 investimentos, disse ele.

A NextBlock ajuda empreendedores a encontrar parceiros e mercados, e também a realizar ofertas iniciais de moedas, que se tornaram uma forma popular -- embora controversa -- de captação de recursos para startups. A NextBlock tem quatro funcionários em tempo integral e planeja expandir a equipe para 10 pessoas em um ano, disse Tapscott.

A NextBlock está prestes a escolher bancos -- provavelmente uma instituição canadense -- para abrir seu capital, disse Tapscott. O IPO deverá ocorrer ainda em 2017, disse ele.