Bolsas

Câmbio

Paris está pronta para equipes bancárias de Londres, diz AMF

Helene Fouquet

(Bloomberg) -- O presidente da Autoridade de Mercados Financeiros (AMF) francesa afirma que Paris está bem posicionada para atrair as "equipes operacionais" dos bancos que planejam deixar o centro financeiro de Londres após a saída do Reino Unido da União Europeia, publicou o jornal Les Echos, citando uma entrevista.

Robert Ophèle, recém-nomeado presidente da AMF, afirma que as instituições financeiras de toda a Europa "devem ser capazes de gerenciar produtos sensíveis e sistêmicos, como repo (acordo de recompra) em euro e swaps de juros em euro", segundo declaração atribuída a ele pelo jornal.

Uma consequência do Brexit, disse Ophèle, é que a União Europeia será pressionada a "acelerar" a União dos Mercados de Capitais. Ophèle disse que participa das negociações da UE sobre o plano.

Em separado, ele afirmou que a AMF terá que revisar suas regras relacionadas ao intercâmbio de informações com o Reino Unido após o Brexit. Ele também defendeu um "esclarecimento das posições" em relação ao compartilhamento de dados com os EUA, "que acredita que deve ter acesso a quase tudo conosco devido ao uso predominante do dólar".

Ophèle disse que o órgão regulador tem um "plano estratégico" que abordará a necessidade de ampliar o pessoal e o financiamento para enfrentar o aumento da "complexidade da evolução da regulação e da tecnologia". O plano inclui o foco nos riscos de criminalidade cibernética e em sistemas de informações aprimorados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos