Bolsas

Câmbio

Guru dos automóveis antigos lança relógio inspirado em carro

Hannah Elliott

(Bloomberg) -- Durante mais de 20 anos, Jonathan Ward vem restaurando e personalizando SUVs clássicos em sua oficina em Los Angeles. O talentoso designer é famoso por seus Ford Broncos de US$ 200.000 que fazem referência aos anos 1970, mas ele começou atualizando Toyota Land Cruisers em 1996. Então, após sua primeira modificação de um Toyota FJ Cruiser, em 2007, ele fundou a Icon, onde desde então vende caminhões e jipes vintage restaurados que custam seis dígitos.

A atenção de Ward aos detalhes nos carros é lendária: seus Broncos, montados artesanalmente, usam um motor Ford V8 de 5 litros, dobradiças de aço inoxidável retiradas de congeladores industriais nas portas, indicadores de painel inspirados nos relógios Bell & Ross, faróis LED, janelas dignas de arranha-céus, quebra-sol Learjet e placas de aço cortadas a laser. O material de revestimento interior é tecido de categoria militar.

A lista de espera para suas criações começa em dois anos ? e leva mais tempo, a menos que você tenha um bom privilégio interno. Ele faz apenas 35 veículos por ano, para pessoas como Mickey Drexler da J. Crew; o designer industrial Marc Newson; e o mais afortunado dos príncipes sauditas que você vê passeando a altas horas da noite em Paris.

Mas, como as mentes criativas costumam fazer, a de Ward vagou. Pela relojoaria (em incursões anteriores, foi pelo artesanato, pela escultura e pelos barcos). A ex-estrela infantil ? cujos créditos incluem "Além da Imaginação", "Flores de Aço" e "Peter Pan" na Broadway ? lançou o primeiro resultado de seus esforços em Nova York no Baccarat Hotel na semana passada. É um relógio chamado Duesey, inspirado por um dos primeiros símbolos de status automotivos: o Duesenberg SJ da década de 1930.

Ward vê o novo relógio como uma sobreposição de dois interesses. Ele tem mais de 100 relógios em sua própria coleção, especialmente os primeiros relógios de transição da Omega, bem como alguns Patek Philippe e raridades mecânicas obscuras do século passado. E durante os últimos três anos, ele viajou diversas vezes à Suíça para tomar aulas com mestres relojoeiros para poder produzir seu próprio design.

"Eu queria fazer algo que transmitisse exatamente o que eu faço com os carros", disse Ward após o lançamento em Nova York. "Demorei tantos anos para fazer isso direito porque era essencial que tudo viesse de mim, com a mesma atenção aos detalhes e sem comprometer nada."

O relógio possui uma caixa de titânio escovado de 42 mm com uma pulseira de couro de jacaré, uma capa de cristal e um mostrador de ônix polido. Há duas aberturas no visor preto, um pequeno triângulo na parte superior que mostra a hora e uma fenda curva embaixo que exibe os minutos. A maneira correta de descrevê-lo é "hora que pula" com "minutos que vagueiam".

Até o momento, 20 dos relógios Duesey de Ward foram vendidos ? sendo que 15 deles foram diretamente para proprietários atuais da Icon. Todas as 50 unidades da edição limitada estarão disponíveis no início de 2018.

Aqui está a melhor parte: o preço inicial do Icon Duesey é US$ 11.500. Então, se você não tem dinheiro para comprar um Bronco daqueles, pelo menos você pode comprar o relógio.

Para entrar em contato com o repórter: Hannah Elliott em NY, helliott8@bloomberg.net.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos