IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BMW aposta em SUV gigante para financiar revolução elétrica

Elisabeth Behrmann

08/09/2017 11h10

(Bloomberg) -- A BMW está lançando o maior SUV de sua história, um robusto automóvel de luxo com três fileiras de assentos pensado para gerar margens generosas e, assim, ajudar a financiar a mudança da empresa rumo aos modelos elétricos.

Com uma enorme grade vertical na característica forma de rins da marca e faróis estreitos, o novo X7 irá à venda no ano que vem para desafiar modelos como Cadillac Escalade, Lexus LX e Mercedes-Benz GLS. Um protótipo do veículo será exibido na próxima semana no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt.

O X7 voltou à vida após quase uma década, quando os planos para um SUV grande foram descartados. Na época, a crise financeira global levou a BMW a conter os gastos porque os preços elevados do petróleo estavam levando os consumidores a carros menores. Mas agora a fabricante de automóveis alemã aposta em modelos de luxo para melhorar seus resultados em um momento em que está investindo nos veículos da próxima geração, como o carro a bateria iNext, despesa que levará anos para ser compensada.

A BMW anunciou nesta semana o plano de lançar 12 veículos movidos a bateria até 2025, mas esse robusto SUV não será totalmente divergente da mudança para os veículos verdes. A empresa exibirá o X7, que será construído na planta da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, EUA, com um conjunto de motor e transmissão híbrido plug-in capaz de se locomover sem poluir em curtas distâncias.

"A mobilidade elétrica é prioridade absoluta para nós, e aumentaremos o número de modelos elétricos em todas as marcas", disse o CEO Harald Krüger em uma primeira exibição do carro, em Munique. Aliados a esse esforço há planos para "ampliar significativamente as vendas e as receitas do segmento de alto padrão", o que inclui modelos como o chamativo cupê Série 8, disse ele.