IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Panorama mundial do emprego é o melhor desde 2008, diz pesquisa

Fergal O'Brien

12/09/2017 13h46

(Bloomberg) -- Para quem está à procura de trabalho, a perspectiva de conseguir emprego é a melhor desde a crise financeira, segundo a Manpower Group.

Em um relatório trimestral publicado na terça-feira a Manpower afirmou que pela primeira vez desde 2008 a perspectiva de emprego líquido está acima de zero nos 43 países pesquisados. Mais da metade deles aponta que a perspectiva de contratação se fortaleceu e as melhores leituras foram registradas no Japão, em Taiwan, na Costa Rica, na Índia e na Hungria.

O desemprego está diminuindo em todo o mundo após o salto ocorrido durante a recessão global. Na zona do euro caiu dos 12,1 por cento de 2013 para 9,1 por cento e no Reino Unido o índice de desemprego é de apenas 4,4 por cento, o mais baixo desde a década de 1970. Em toda a OCDE, a taxa média era de 5,8 por cento em julho.

"Estamos vendo uma confiança sustentada nas contratações por parte dos empregadores de todo o mundo após alguns anos de cautela", disse o presidente do conselho da Manpower, Jonas Prizing.

A Manpower afirma que as contratações deverão manter o impulso na Europa e os empregadores da Itália e da Grécia reportam os planos mais firmes de contratação desde 2011 e 2008, respectivamente. Esta é uma boa notícia, em particular para a Grécia, onde o índice de desemprego está acima de 20 por cento, mais do que o dobro da média da zona do euro.

Os empregadores dos EUA "continuam otimistas" em relação à contratação, segundo o relatório, e as intenções de contratação do Reino Unido "continuam favoráveis diante da incerteza em torno das negociações do Brexit", em particular nos setores de construção, finanças e serviços comerciais.