IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP quer provar que neutralidade do carbono não afeta expansão

David Stringer

20/09/2017 12h20

(Bloomberg) -- A BHP Billiton, a gigante da mineração que efetuou os maiores cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa entre os principais emissores corporativos do mundo, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em relação ao carbono. A decisão coincide com novas pesquisas de diversos setores industriais que mostram que as reduções não necessariamente afetam o crescimento.

A empresa pretende cumprir a meta de emissão líquida zero em suas operações na segunda metade do século por meio de cortes adicionais e usando compensações de carbono, segundo relatório publicado na quarta-feira. A empresa buscará manter as emissões nos níveis registrados no período de 12 meses encerrado em 30 de junho, ou abaixo disso, durante os próximos cinco anos.

A maior mineradora do mundo recebeu impulso após provar que é capaz de ampliar sua produção e ao mesmo tempo limitar as emissões, segundo Fiona Wild, vice-presidente para mudanças climáticas e sustentabilidade da BHP. A empresa reduziu suas emissões em cerca de 61 por cento no período de seis anos até 2016, maior redução entre as 10 principais emissoras corporativas, afirmou a Bloomberg New Energy Finance em relatório de 14 de setembro.

Outros setores industriais também estão provando que a redução das emissões pode coexistir com o crescimento, segundo o relatório. No período de cinco anos até 2015, as empresas de saúde e de produtos básicos de consumo reduziram emissões e ao mesmo tempo ampliaram receitas, mostram os dados. "Há uma enorme dissociação entre emissões e crescimento da produção e é isso que estamos buscando estimular na organização", disse Wild por telefone, na quarta-feira.