Bolsas

Câmbio

Land Rover busca aquisições de marcas de luxo, dizem fontes

George Smith Alexander, P R Sanjai e Siddharth Vikram Philip

(Bloomberg) -- A Jaguar Land Rover, a unidade de luxo da Tata Motors, está à procura de aquisições de fabricantes de veículos internacionais em meio à crescente concorrência no setor, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

A empresa debate internamente a compra de outras marcas para diversificar o leque de veículos comercializados, disseram as pessoas. A companhia avalia a compra de marcas de luxo que se encaixem em seu portfólio atual, segundo uma das pessoas, que pediu anonimato porque a informação é privada. A Jaguar Land Rover também está estudando aquisições de empresas de tecnologia que dariam impulso aos esforços da companhia para lançar veículos elétricos e sistemas de direção autônoma, disse outra pessoa.

A Tata Motors tinha acumulado 397,6 bilhões de rúpias (US$ 6,1 bilhões) em caixa e equivalentes no fim de junho, 87 por cento a mais do que um ano antes, segundo dados compilados pela Bloomberg. O valor é o segundo maior entre as empresas indianas de capital aberto, atrás apenas do total mantido pela Reliance Industries, mostram os dados. A empresa planeja usar a reserva recorde para adicionar novos produtos, tecnologia e capacidade de produção, disse o diretor financeiro da Tata Motors, C Ramakrishnan, por e-mail, no início do mês.

Altos funcionários da proprietária da Jaguar Land Rover, a Tata Group, acreditam que a fabricante de automóveis precisa ganhar corpo para se manter competitiva e o conglomerado indiano está disposto a oferecer apoio financeiro para possíveis aquisições, se necessário, disse uma das pessoas. Qualquer acordo fechado seria a primeira aquisição da Jaguar Land Rover desde que as marcas foram compradas pela Tata Motors por cerca de US$ 2,4 bilhões em 2008, mostram dados compilados pela Bloomberg.

A Tata Motors obtém cerca de 78 por cento de sua receita com as marcas de luxo, segundo dados compilados pela Bloomberg. Nenhuma decisão final foi tomada e não há certeza de que as deliberações levarão a uma transação, disseram as pessoas. Representantes da Tata Group e da Jaguar Land Rover preferiram não comentar.

A Fiat Chrysler Automobiles está analisando opções, incluindo um plano para separar as marcas de carros esportivos Maserati e Alfa Romeo para concentrar seu foco nos veículos para o mercado de massa, disseram pessoas com conhecimento das discussões em agosto. A Volkswagen está estudando a venda de ativos não essenciais, incluindo a marca de motocicletas italiana Ducati, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos