IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prepare-se para um espetáculo incrível em seu próximo cruzeiro

Fran Golden

26/09/2017 14h15

(Bloomberg) -- Em algum lugar no meio do Mediterrâneo, um pintor tenta encontrar sua musa em um novo espetáculo original, que envolve bicicletas voadoras, um músico de beatbox e acrobatas pendurados em tecidos e escadas. O show parece coisa do Cirque du Soleil, e de fato é. A trupe, com sede em Montreal, acaba de lançar seu primeiro espetáculo em alto-mar, com a opção de um jantar de antes da apresentação a bordo do novo MSC Meraviglia, que tem capacidade para 4.500 passageiros.

Quando o Celebrity Edge, de 2.908 passageiros, for lançado no próximo ano, ele contará com um espetáculo interativo criado com os produtores de "Queen of the Night", uma obra experimental de teatro e gastronomia do circuito alternativo da Broadway. O restaurante onde o show será realizado todas as noites foi projetado para evocar o Jardim do Éden e, quando os clientes entrarem, atores chamados de "edenistas" vão sussurrar frases misteriosas em seus ouvidos para que eles entrem no clima antes que cantores, acrobatas e dançarinos entrem no palco.

Navios de cruzeiro cada vez maiores atraem uma multidão mais diversificada para se divertir, e o mundo das artes performáticas a bordo de cruzeiros está evoluindo. O entretenimento pode ser um fator-chave para conquistar e conservar clientes no competitivo setor dos cruzeiros ? e as pessoas adoram se surpreender. Neste setor em expansão, os executivos também apostam que os passageiros estarão dispostos até mesmo a pagar por espetáculos premium, como o evento do Jardim do Éden, o que cria um novo fluxo de receita.

Isso não quer dizer que os tempos dos espetáculos de variedades sem graça, dos números de danças cafonas e dos shows de mágica entediantes ? em grande parte realizados por atores inexperientes ? tenham chegado ao fim. Mas a concorrência séria de novos criadores está mudando o modo como as empresas de cruzeiros concebem o entretenimento em alto-mar.

Mudança de maré

"Precisamos de mais espetáculos para atender a mais gostos, faixas etárias e nacionalidades", disse Gary Glading, chefe de entretenimento e experiências para clientes da MSC Cruises. Então, além de sua programação de espetáculos de variedades temáticos de 45 minutos ? que apresentam cantores, dançarinos e engolidores de espadas ?, a MSC investiu US$ 22 milhões para criar um teatro com tecnologia de ponta para o Cirque du Soleil no Meraviglia. Este é o primeiro de quatro navios da MSC a desenvolver esse espaço. O salão de entretenimento e jantar, com 413 lugares, foi projetado à medida, com plataformas intrincadas para atos aéreos ? características fundamentais dos dois espetáculos do Cirque que estão em exibição seis dias por semana no navio.

"As pessoas buscam algo diferente, não o mesmo produto insosso que todos apresentam", disse Glading.

Richard Ambrose, vice-presidente de entretenimento da Norwegian Cruise Line, diz que "não há nada de errado com um espetáculo de variedades. A Broadway começou a fazer musicais 'jukebox', e isso é a mesma coisa". Mas algumas das opções a bordo são melhores do que outras, acrescentou.

Quanto mais o entretenimento a bordo dos cruzeiros melhora, mais a indústria do teatro leva-o a sério. "Antigamente, o entretenimento dos navios de cruzeiro era considerado pior do que alguém tocando o acordeão. Não havia respeito", disse Ambrose. Quando ele entrou no ramo, há uma década, os produtores nem sequer retornavam suas ligações. Agora, são eles que ligam para falar de suas estreias na Broadway e no West End, na expectativa de cobrar taxas de franquia com produções em alto-mar (onde os espetáculos provavelmente serão realizados durante anos).