IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Traders de petróleo adotam o novo mantra 'É a economia, idiota!'

Javier Blas

26/09/2017 14h01

(Bloomberg) -- Em um evento de cerca de mil traders de petróleo e executivos do setor de energia, seria de esperar que a Opep estivesse presente na mente de todos. No entanto, à medida que os figurões do setor do petróleo chegam a Cingapura para a conferência anual Asia-Pacific Petroleum Conference (APPEC), o assunto de todas as conversas é o forte crescimento econômico e, com isso, o aumento da demanda por petróleo. A Opep vem em segundo lugar.

"O foco da atenção está mudando da Opep para a boa demanda", disse Jorge Montepeque, executivo sênior no braço de trading da grande empresa italiana de petróleo Eni.

Quase dava para ouvir o eco do famoso slogan político 'É a economia, idiota!' -- usado por Bill Clinton durante sua bem-sucedida campanha presidencial nos EUA em 1992 contra George H. W. Bush, que o levou à Casa Branca.

No início do ano, os traders esperavam que a demanda por petróleo bruto crescesse entre 1,2 milhão e 1,4 milhão de barris por dia em 2017. Agora, eles projetam um crescimento entre 1,7 milhão e 1,8 milhão de barris por dia, e talvez até mais. Nas reuniões com clientes e nos coquetéis à noite em Cingapura nesta semana, os traders disseram que o chamado "meio do barril" -- produtos como o diesel -- está dando impulso ao aumento. Além disso, o consumo de produtos petroquímicos está forte. Assim como o uso de produtos petrolíferos liquefeitos, como o butano.

Os baixos preços do petróleo estão jogando um papel no aumento da demanda. No entanto, os traders e os executivos da APPEC afirmam que o principal motor é o forte crescimento econômico.

Janet Kong, CEO de negociação e abastecimento integrado no Hemisfério Oriental da BP em Cingapura, disse que a economia global é "quase a melhor possível" e que 2017 está sendo um dos melhores anos desde a crise financeira global de 2007-2008.

O boom econômico, particularmente nos mercados emergentes, está aumentando o consumo de diesel e de combustível de avião. "Se você analisar os indicadores de atividade industrial, verá que todos eles estão fortes", disse Chris Bake, executivo sênior da Vitol Group, a maior trader independente de petróleo do mundo.