Wi-fi em voo faz passageiro valer US$ 4 a mais por viagem
(Bloomberg) -- Cada passageiro valerá US$ 4 a mais por voo para as empresas aéreas quando elas conseguirem oferecer serviços de banda larga ininterruptos, segundo estudo encomendado pela provedora de comunicação por satélite Inmarsat.
A conectividade em voo deverá gerar US$ 30 bilhões para as empresas aéreas em 2035 dentro de um mercado global de US$ 130 bilhões que inclui provedoras de tecnologia e empresas relacionadas, aponta o relatório compilado pela London School of Economics.
A receita virá de quatro fontes principais: taxas de acesso, compras on-line, publicidade e conteúdo premium, como vídeos sob demanda.
'Expectativa' e não 'luxo'
Embora atualmente apenas 53 operadoras em todo o mundo ofereçam internet nos voos, o acesso já se transformou em "expectativa", não em luxo, segundo o CEO da Inmarsat, Rupert Pearce.
O serviço se tornará onipresente nas próximas duas décadas e as aéreas da região Ásia-Pacífico serão as mais beneficiadas, seguidas pelas da Europa e da América do Norte, afirma o estudo publicado na terça-feira.
"Veremos a criação de acordos inovadores, a formação de parcerias e fundamentalmente a mudança de modelos de negócios", afirmou Alexander Grous, integrante da equipe de mídia e comunicação da LSE e autor do relatório, em comunicado, acrescentando que a mudança é algo que as empresas aéreas "precisam planejar para já".
A chegada da banda larga nos voos abrirá um novo fluxo de receita para o setor, independente da passagem e das receitas acessórias, que se soma aos US$ 17 por passageiro por voo que as empresas aéreas já obtêm com a cobrança de itens como bagagem despachada, embarque prioritário, alimentos e bebidas e vendas isentas de impostos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.