IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesla troca Nvidia por Intel em infoentretenimento: Fontes

Ian King

27/09/2017 15h13

(Bloomberg) -- As gigantescas telas de informação e entretenimento dos carros da Tesla serão equipadas com novos componentes da Intel depois que a fabricante de veículos substituiu a fornecedora de chips Nvidia para a função, segundo pessoas a par dos planos.

O Tesla Model 3 e as novas versões dos outros carros da marca receberão os novos módulos de processamento da Intel, disseram as pessoas, que pediram anonimato por comentarem sobre um acordo privado. Nvidia, Intel e Tesla preferiram não comentar.

Os carros estão sendo produzidos com mais equipamentos eletrônicos na parte interna, o que torna o mercado automotivo cada vez mais importante para as fabricantes de chips. O valor das ações da Nvidia mais do que sextuplicou nos últimos dois anos, em parte devido aos seus crescentes negócios com fabricantes de automóveis. A maior parte da receita nova vem dos novos sistemas de painéis para controle de recursos de entretenimento e informação pelos motoristas.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo, busca reduzir sua dependência em relação aos computadores pessoais e convencer as fabricantes de carros de que precisam de seus poderosos processadores para que os veículos possam ser capazes de tomar mais decisões por conta própria. A Intel não revela a receita obtida com esse mercado específico. Em seu trimestre mais recente, a Nvidia registrou vendas automotivas de US$ 142 milhões, cerca de 6 por cento de sua receita total.

Apesar de ainda ser uma das menores fabricantes de veículos -- produziu pouco mais de 76.000 veículos em seu último ano financeiro --, a Tesla está na vanguarda do lançamento de novas tecnologias no mercado.

O prêmio principal para as fabricantes de chips será fornecer o mecanismo de computação que permitirá que os carros sejam totalmente autônomos. Esses sistemas ainda estão em desenvolvimento e as fabricantes de automóveis e de chips vêm anunciando programas de teste com diversos parceiros. Os chips da Nvidia equipam o sistema Autopilot 2 da Tesla, que assume a direção em algumas situações.

--Com a colaboração de Dana Hull