Bolsas

Câmbio

Microsoft quer estender exclusividade de 'Battlegrounds': Fontes

Sam Kim

(Bloomberg) -- O criador do sucesso dos videogames PlayerUnknown's Battlegrounds está negociando com a Microsoft o prolongamento do acordo de publicação exclusiva do jogo no Xbox, segundo pessoas a par do assunto.

A sul-coreana Bluehole fechou acordo para produzir o jogo primeiro para a Microsoft até o fim do ano e provavelmente dará à empresa um período maior como console único, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque o assunto é privado. Os jogos geralmente são oferecidos com exclusividade por cerca de três meses para incentivar as pessoas a comprarem um console em particular, portanto o Xbox pode ter o jogo apenas para si até meados do ano que vem ou por mais tempo ainda.

O PlayerUnknown's Battlegrounds se transformou no sucesso surpresa deste ano no setor de jogos, vendendo 13 milhões de cópias e batendo recordes de vendas de jogos para computadores pessoais. Gigantes como a Sony e a Tencent estão clamando pelos direitos de colocar o título em consoles e telefones celulares.

A Microsoft preferiu não comentar se estava negociando o prolongamento da exclusividade. "No momento, a equipe está focada apenas em levar o melhor jogo possível para o Xbox One e para os PCs. Não temos mais nada a anunciar no momento", disse um porta-voz.

O jogo foi criado pelo irlandês Brendan Greene, também conhecido como PlayerUnknown, e pela Bluehole, uma produtora pouco conhecida da Coreia. A avaliação de Bluehole subiu para 5,2 trilhões de wons (US$ 4,5 bilhões), multiplicando-se por cinco em apenas três meses, segundo a 38 Communications, firma que monitora ações coreanas não negociadas em bolsa. Seu fundador, Chang Byung-gyu, é dono de 20 por cento da empresa, o que praticamente o torna bilionário -- pelo menos no papel.

Chang disse que sua empresa negocia com todas as grandes fabricantes de consoles para levar o PUBG a um público maior. A Microsoft lançará o título exclusivamente no Xbox no fim deste ano, mas a Bluehole negocia com a Sony o lançamento de uma versão para PlayStation depois disso.

"O PUBG sem dúvida alcançou o patamar de título exclusivo mais importante do Xbox para o fim de 2017", disse Piers Harding-Rolls, chefe de pesquisa sobre jogos da IHS Markit.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos