IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novas turbinas eólicas de Microsoft e GE vêm com baterias

Jessica Shankleman

09/10/2017 09h52

(Bloomberg) -- Duas das maiores empresas de engenharia do mundo escolheram a Irlanda para testar uma nova tecnologia de energia eólica capaz de oferecer fluxos suaves de energia limpa a centros de dados.

A Microsoft assinou acordo com a General Electric para comprar toda a eletricidade gerada por um novo parque eólico de 37 megawatts no condado de Kerry que abastecerá sua unidade de serviços de nuvem na Irlanda, que está em expansão, segundo comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira.

O parque eólico Tullahennel é o primeiro da Europa a integrar uma bateria a cada turbina para armazenar energia e suavizar os fluxos de eletricidade gerados a partir desse recurso renovável intermitente, segundo o comunicado. A Microsoft informou que também adquiriu uma licença de oferta de energia irlandesa da GE e que firmou acordo com a ElectroRoute Energy Trading, uma unidade da Mitsubishi, que oferecerá serviços de negociação de energia.

O acordo usa como base a parceria estratégica da Microsoft e da GE, assinada no ano passado, para empregar a plataforma de serviços para "internet industrial" da GE, a Predix, que permite que as empresas capturem dados e os usem para melhorar o desempenho de seus ativos.