IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Robô do Wells Fargo recomenda venda de Facebook e Google

Julie Verhage

09/10/2017 11h51

(Bloomberg) — Enquanto os analistas de carne e osso continuam animadíssimos com as ações de Alphabet e Facebook, um novo robô analista do Wells Fargo avisa que é hora de vender os papéis.

No final do mês passado, Ken Sena, profissional do Wells Fargo, apresentou o AIERA ? abreviatura para analista de pesquisa de renda variável com inteligência artificial. O mecanismo lida com um volume gigantesco de informações automatizadas para dar suporte a humanos que acompanham ações e divulgam recomendações. E embora essas pessoas sejam sabidamente inclinadas a recomendar a compra de papéis, o novo parceiro não parece ter o mesmo viés.

"A abordagem do AIERA nesta semana parece decididamente mais conservadora (do que na semana passada), tendo atribuído recomendações de 'manutenção' a 11 empresas e chegando a colocar Google e Facebook na categoria de 'venda'", afirmou Sena em nota enviada a clientes na sexta-feira.

É uma postura que contrasta com a de Wall Street. A ação do Facebook avançou 48 por cento neste ano e, entre 47 recomendações compiladas pela Bloomberg, 42 são de compra. No caso da controladora do Google, Alphabet, com alta de 24 por cento em 2017, 41 entre 34 recomendações são de compra.

A postura também contrasta com a dos inventores do mecanismo. O pessimismo do AIERA não convenceu Sena e sua equipe a reverter recomendações favoráveis para ambas as ações.

"Reiteramos que AIERA permanece em modo de teste e aprendizagem e, portanto, não influencia nossas perspectivas de longo prazo (incluindo Facebook e Google, ambas com recomendações de desempenho superior e preços-alvos de US$ 215 e US$ 1.250, respectivamente)."