Bolsas

Câmbio

Nova parceria da BMW leva você em viagem grátis pela Europa

Nikki Ekstein

(Bloomberg) -- Os chamados programas European Delivery, alvos da curiosidade de muitos fãs de carros, são oferecidos por quase todas as fabricantes de veículos de alto padrão do continente. Funcionam assim: você solicita seu carro em uma concessionária dos EUA e depois bate à porta da fabricante na Europa. (Em alguns casos, a marca paga o voo). Você recebe as chaves de seu novo carro e tem a oportunidade de dirigi-lo por lá durante até cinco meses. Depois, poderá deixá-lo em um ponto de entrega destacado para que ele seja enviado para a sua casa. Muitas vezes, ao escolher essa opção, o cliente recebe um desconto significativo em relação ao preço de tabela do carro.

Não, não é bom demais para ser verdade.

Indo buscar seu Audi em Ingolstadt, na Alemanha, por exemplo, você economiza até 5 por cento em um TT novo. A ida à fábrica da Volvo em Gotemburgo pode garantir 8 por cento de desconto em um V60, além da passagem aérea gratuita para a Suécia. A Mercedes-Benz cobra até 7 por cento menos de modelos selecionados (incluindo o SL Roadster) para quem estiver disposto a fazer a viagem a Stuttgart. Depois de um passeio pela fábrica e do tratamento VIP, segundo essa lógica, você terá dificuldades em voltar a comprar carros de outra marca.

Mas apesar do burburinho em torno desses programas, poucos sabem com detalhes como funcionam -- e muito menos que os programas European Delivery oferecem o melhor valor. A BMW pretende mudar isso, oferecendo o pacote mais luxuoso para os motoristas que desejarem vir do exterior. Nesse verão, a fabricante de veículos com sede em Munique fechou parceria com a empresa de viagens de luxo Butterfield & Robinson para garantir que seus clientes mais leais possam ganhar uma viagem rodoviária tão impressionante quanto os carros deles.

Essa é a primeira parceria do tipo para ambas as empresas, em uma iniciativa a favor da fidelidade de marca com bastante apelo entre os consumidores. "Queremos garantir que essa viagem seja melhor que a última [do cliente]", disse Larissa Radicke, supervisora de vendas especiais da BMW. "Toda a experiência dos clientes no BMW Welt é incrível -- e também fomos atraídos pela forma da Butterfield & Robinson de criar experiências completas. É uma combinação perfeita."

Como funciona

"O European Delivery tende a ser um programa boca-a-boca", disse Radicke, que acrescentou que a maioria dos clientes que fazem a viagem a Munique chega à concessionária já com a ideia em mente. Todos os BMW, com exceção do i3 e de alguns modelos da série X, dão direito ao desconto de 5 por cento -- retirado do preço básico de tabela tanto para novas compras quanto para leasing. As opções vêm com preços-padrão, disse Radicke.

Então, depois que você escolhe o carro de seus sonhos e assina na linha pontilhada, começa a diversão: a concessionária prepara a papelada para oferecer a você duas semanas de seguro complementar na Europa e aí você pode definir a data de retirada do veículo para dali a seis semanas, no mínimo, e para no máximo cinco meses após a compra.

Depois disso, chegará um pacote de boas-vindas ao seu endereço residencial com informações importantes, como descontos especiais em hotéis e voos e 11 destinos (principalmente grandes cidades) nos quais você pode encerrar sua viagem por terra e deixar o carro para que seja enviado gratuitamente até uma concessionária em seu país de origem. No pacote, o cliente também encontra uma apresentação aos serviços da Butterfield & Robinson, incluindo um trio de itinerários sugeridos, todos eles opcionais, mas capazes de aperfeiçoar o processo de planejamento.

"As pessoas obviamente podem fazer a viagem por conta própria", disse Chris Mark, diretor da Butterfield & Robinson para a Alemanha e o Leste Europeu, mas "estamos aqui para ajudar os compradores com a logística -- com tudo, desde guias de especialistas e acessos privilegiados até reservas em restaurantes com estrelas no guia Michelin."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos