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Grife Dolce & Gabbana entra no negócio de massas

Kate Krader

(Bloomberg) -- O vestido de chiffon com estampa de macarrão deveria ter servido de dica.

Em setembro, a iconoclasta grife italiana Dolce & Gabbana fez um desfile com roupas inspiradas por comidas na passarela do evento de apresentação da coleção primavera 2018, em Paris, incluindo calças de cintura alta com estampas de cenouras e rabanetes, um vestido com babados estampado com cannoli e uma saia com estampa de latas de tomates.

Pelo jeito, Stefano Gabbana e Domenico Dolce atualmente só pensam em comida. Massas, especificamente. Neste outono da Europa, a dupla fechou parceria com a venerada fabricante de massas italiana Pastificio di Martino para produzir uma lata de massas de edição extremamente limitada juntamente com um avental desenhado pela D&G. Apenas 5.000 latas serão disponibilizadas em todo o mundo, menos de 1.000 delas nos EUA.

A Di Martino está no negócio de massas desde 1912; seu produto foi a primeira massa a atravessar o Canal do Panamá. As massas da empresa atualmente são disponibilizadas em todo o mundo e geram receita anual de mais de US$ 163 milhões. Nos EUA, estão disponíveis na rede Whole Foods.

A empresa familiar tem sede em Gragnano, Nápoles, cidade conhecida pela qualidade de sua massa seca. A Di Martino produz mais de 9.000 toneladas de massa por dia em 125 formatos diferentes, 100 por cento preparadas com trigo durum italiano (o trigo canadense, de baixo preço, vem inundando o mercado da Itália). Sua grande textura, fibrosa sem ser pegajosa, recebeu elogios de organizações como a Slow Food.

A Dolce & Gabbana não mexeu na receita da massa da Di Martino. A grife projetou a embalagem para alguns formatos de massa juntamente com o avental, de design especial. As envolventes embalagens da massa, de edição limitada, são feitas para três formatos (o espaguete, o tubular paccheri e o penne mezzani rigate). O design apresenta figuras tradicionais do sul da Itália, como uma morena estilo Sophia Loren segurando um prato de macarrão com molho de tomate, intercaladas com blocos de cores vivas e o slogan: "La Famiglia, La Pasta, e L'Italia!" A embalagem evoca o sul da Itália, mas há ilustrações de marcos de todo o país -- incluindo a Catedral de Milão, um canal veneziano, o Coliseu e a Torre de Pisa.

As latas serão disponibilizadas nas lojas da Pasta Di Martino em Nápoles e Bolonha. Nos EUA, serão vendidas pela internet a partir de 15 de novembro no endereço dimartinodolcegabbana.com e disponibilizadas em lojas selecionadas, como a Buon'Italia, no Chelsea Market, em Nova York. (No fim de 2018, o centro de Nova York terá sua própria loja da Di Martino; a empresa planeja uma grande expansão nos EUA). Em Londres, as latas decorarão as vitrines natalinas na Harrods e a Dolce & Gabbana está equipando muitas das suas também. As latas são vendidas por cerca de US$ 110. Para ver uma prévia do avental, confira o Instagram de Stefano Gabbana.

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