Bolsas

Câmbio

BMW perde terreno para Mercedes por rentabilidade menor

Elisabeth Behrmann

(Bloomberg) -- A BMW perdeu terreno para a líder global dos automóveis de luxo Mercedes-Benz, reduzindo sua projeção de receita automotiva após anunciar margens de lucro menores e crescimento mais lento das vendas no terceiro trimestre.

A fabricante agora prevê ganho "leve" de receita com automóveis, em contraste com a projeção anterior de aumento "sólido", informou a empresa com sede em Munique, na terça-feira, em comunicado. A margem de lucro da BMW com automóveis caiu para 8,3 por cento, contra 9,2 por cento da Mercedes, que incluiu despesas com recalls de air-bags e consertos de carros a diesel.

A BMW está lutando para recuperar o impulso na briga com a Mercedes pela liderança do mercado global de automóveis de luxo. Além de gastar para desenvolver modelos de alto padrão, como o cupê Série 8 e o SUV full-size X7, a BMW está investindo para acelerar o lançamento de pelo menos 12 veículos movidos a bateria até 2025 para fazer frente ao aporte de 10 bilhões de euros (US$ 11,6 bilhões) da Mercedes em carros elétricos.

"O investimento inicial significativo em pesquisa e desenvolvimento é necessário, tanto agora quanto nos próximos anos", disse o diretor financeiro Nicolas Peter no comunicado.

Apesar da pressão para investir, a BMW elevou sua projeção de ganhos para o ano cheio e atualmente espera registrar um aumento "sólido" no lucro antes de impostos, em contraste com a previsão anterior de ganho "leve". Os ganhos do terceiro trimestre antes de juros e impostos caíram 3,2 por cento em relação ao ano anterior, abaixo das estimativas dos analistas, e a margem da fabricação de automóveis diminuiu.

"O desempenho trimestral da BMW foi fraco e o impulso para a orientação geral basicamente se alimenta de um primeiro semestre forte", disse Juergen Pieper, analista do Bankhaus Metzler em Frankfurt. "Na comparação com seus principais concorrentes, o resultado foi menos forte."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos