Bolsas

Câmbio

Três maravilhas do mundo menos badaladas que Machu Picchu

Nikki Ekstein

(Bloomberg) -- Se visitar os templos e monumentos mais antigos do mundo - Angkor Vat, Machu Picchu, Chichen Itzá, Petra - inspira seu espírito de Indiana Jones, imagine como seria explorar maravilhas do mundo que poucas pessoas no planeta já ouviram falar.

Alguns dos locais históricos mais impressionantes do mundo - lugares que existem há tempos como segredos locais - ficaram accessíveis recentemente graças a uma avalanche de operadores turísticos intrépidos, hoteleiros ou projetos de infraestrutura. Nos próximos anos, esses locais entrarão em uma série de listas de coisas que os turistas globais podem fazer antes de morrer, mas por enquanto estes destinos continuam relativamente ignorados.

"A disposição para se afastar um pouco do caminho já percorrido muitas vezes oferece grandes recompensas", disse Lisa Ackerman, vice-presidente executiva da World Monuments Fund, que diz que a alegria da descoberta e a ausência de multidões tornam esses locais pouco explorados especialmente emocionantes para os visitantes.

Pensando nisso, montamos uma lista das maravilhas do mundo que recentemente se tornaram acessíveis e informações práticas de que você precisa para chegar lá primeiro.

Uma capital antiga no Marrocos

Volubilis, a capital do Império Mauritano, não poderia ter sido construída em um local mais bonito - nas montanhas marroquinas perto de Meknès. Contudo, ela quase não aparece nos itinerários. Agora isso está começando a mudar, porque operadores como a Intrepid Travel estão incluindo a cidade nas paradas de popularidade comprovada como Marrakesh e Chefchaouen. Mesmo em um país que se aferrou resolutamente à tradição, Volubilis parece uma verdadeira máquina do tempo. Suas ruínas impressionantemente ornamentadas, que datam do século 3 A.C., aguentaram 10 séculos de ocupações; romanos, cristãos, muçulmanos e berberes deixaram suas marcas.

A cidade perdida da Colômbia

Estas ruínas de 1.000 anos na Sierra Nevada da Colômbia são 650 anos mais velhas que Machu Picchu e talvez até tenham mais atrativo misterioso. Construídas pelo povo Tayrona sobre uma passagem nas montanhas pontilhada por palmeiras, acredita-se que chegaram a ter 10.000 moradores no seu auge - mas a floresta circundante engoliu a cidade até o começo da década de 1970, depois que um grupo de caçadores de aves transformado em exploradores de túmulos cavou no solo e achou pilhas de artefatos de ouro. Pelo menos é assim que locais contam a história. Caminhantes aventureiros podem andar durante cinco dias pelo equivalente ao Caminho do Inca para chegar aos dramáticos terraços de La Ciudad Perdida (literalmente "a cidade perdida"). Mas agora, a Galavanta, uma empresa colombiana de turismo de luxo, leva e traz turistas de helicóptero de seu chalé homônimo nas montanhas vizinhas. Eles também organizam experiências de intercâmbio cultural com as comunidades indígenas Kogui, que supostamente descendem dos criadores dos monumentos.

Uma fortaleza com forma de leão no Sri Lanka

No final do século 5, quando o rei Kassapa governava Ceilão, ele decidiu localizar a capital no topo de uma rocha de granito de 182 metros bem no centro do atual Sri Lanka - um país que lentamente está renascendo para os turistas após o fim de uma prolongada guerra civil em 2009. Tudo também servia de escultura gigante. Não só os trabalhadores cavaram escadas de pedra que sobem até o topo, eles também acrescentaram tijolos e rebocos para criar a ilusão de que um leão gigante surge da floresta. Os primeiros dois conjuntos de escadas são cruzados por patas enormes com garras; outro conjunto sai da boca do leão. No cume, os visitantes podem explorar o que ficou do palácio, dos jardins, das fontes e das poças de Kassapa - mas parte da diversão é subir. Depois, você pode se recolher em um de seus próprios aposentos suntuosos na Pekoe House, que será inaugurada em breve na vizinha Kandy.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos