IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trem deixa estação 20s antes no Japão e operadora pede desculpas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Eric Lam

16/11/2017 10h42

(Bloomberg) -- A pontualidade é algo extremamente valorizado no Japão.

Certa vez, um político teve que abandonar uma eleição após atrasar um trem-bala depois de pressionar funcionários por uma parada em meio à campanha. Desta vez, porém, é uma companhia ferroviária que está pedindo desculpas porque o trem das 9h44 da manhã da linha Tsukuba Express, de Tóquio, partiu antes do horário programado na terça-feira --20 segundos mais cedo.

Em comunicado escrito em japonês em seu website, a diretoria lamentou "profundamente" o "grande inconveniente" causado aos clientes que perderam o trem que partiu mais cedo e que não puderam esperar o próximo --programado para quatro minutos mais tarde.

O condutor a bordo não verificou corretamente o cronograma do trem, o que resultou na partida antecipada, segundo o comunicado. Os funcionários da linha foram instruídos a seguir ao pé da letra as instruções no futuro.

Ao divulgar o pedido de desculpas a empresa observou que na realidade não havia recebido reclamações dos usuários.

A ferrovia Tsukuba Express liga as cidades de Akihabara e Tsukuba, localizadas a cerca de 60 quilômetros de distância uma da outra, em uma viagem de 45 minutos --com ou sem os 20 segundos--, segundo o website da empresa.