IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancos projetam boom de crescimento global para 2018

Simon Kennedy e Zoe Schneeweiss

28/11/2017 13h41

(Bloomberg) -- Parece que a economia mundial está prosperando novamente.

À medida que os economistas publicam suas projeções para 2018, as apresentadas pelo Goldman Sachs Group e pelo Barclays são as mais otimistas até o momento, com um crescimento global previsto de 4 por cento para o próximo ano. Esta seria a taxa mais alta desde 2011 e superaria a proporção de 3,7 por cento que o Goldman Sachs estima para este ano.

"A atual expansão econômica tem um impulso substancial", escreveram Ajay Rajadhyaksha e Michael Gavin, economistas do Barclays, em um relatório de 16 de novembro. "Ela não depende muito de nenhuma região geográfica, indústria ou fonte de demanda específica. Não parece ter gerado excessos econômicos nem financeiros que representariam uma ameaça imediata."

No Goldman Sachs, economistas dirigidos por Jan Hatzius sugerem que a perspectiva é "a melhor possível" após um ano em que o crescimento das economias do G-7 deve superar a projeção de uma pesquisa realizada pela Bloomberg com analistas pela primeira vez desde 2010. A maioria das grandes economias supera até mesmo sua média de antes da crise financeira, afirmou a equipe de Hatzius em um relatório em 5 de novembro.

A seguir, confira o que outros grandes bancos estão dizendo sobre o panorama da economia mundial e suas projeções para o crescimento global em 2018:

JPMorgan Chase & Co. (3,7 por cento)

"Uma dinâmica tradicional do ciclo econômico global está se impondo. Um ciclo de retroalimentação positiva, que liga o crescimento a condições financeiras favoráveis e um crescimento da confiança, sustentam um segundo ano de crescimento global sincronizado e superior à tendência em 2018. Além do crescimento forte, projetamos que a inflação aumentará e que a normalização dos bancos centrais ganhará força."

Morgan Stanley (3,7 por cento)

"A recuperação global deve ganhar impulso e amplitude em 2018, apoiada por uma política monetária ainda flexível e mais estímulo fiscal. Contudo, como as grandes economias atravessam distintas etapas do ciclo econômico, o risco de superaquecimento da economia global é limitado."

Citigroup (3,4 por cento com as taxas de câmbio atuais)

"Nossa perspectiva econômica global para 2018 se caracteriza principalmente pela continuação de acontecimentos recentes - mais crescimento, inflação constante e taxas de juros mais altas nas economias avançadas. A economia global continua ganhando impulso e o crescimento mundial continua superando as projeções. Prevemos outro aumento do crescimento global em 2018 e uma expansão para mais países e setores. Porém, desconfiamos que agora o risco ascendente para o crescimento seja relativamente limitado."

UBS Group (3,8 por cento)

"Em números, a recuperação global é generalizada, mas grande parte do impulso se deve a um punhado de produtores de commodities. Os maiores riscos ascendentes em nossa projeção são uma redução de impostos maior que a esperada nos EUA e que uma diminuição da incerteza com as políticas em ambos os lados do Atlântico gere uma reação muito mais forte do investimento."

--Com a colaboração de Mark Deen