Bolsas

Câmbio

Google, maior comprador de energia limpa, comprará ainda mais

Brian Eckhouse

(Bloomberg) -- Maior comprador corporativo de energias renováveis, o Google está adquirindo ainda mais -- 536 megawatts de energia eólica de quatro usinas diferentes.

A unidade da Alphabet fechou acordo para a compra de 196 megawatts de energia eólica de duas usinas de energia da Avangrid que estão em desenvolvimento em Dakota do Sul, EUA, segundo comunicado de quinta-feira. Fechou também a compra de 200 megawatts de energia eólica de um projeto da EDF Renewable Energy em Iowa, EUA, segundo comunicado separado, na quinta-feira. E fechou a compra de 140 megawatts de energia eólica de um projeto eólico em Oklahoma, EUA, construído pela Enel. Os termos dos acordos não foram divulgados.

O Google assinou contratos de energias renováveis suficientes para suprir todas as suas necessidades energéticas deste ano, embora nem todos os projetos estejam em operação atualmente. A empresa fechou a compra de 2.397 megawatts de energia limpa nos EUA -- e de 3.186 megawatts em geral, segundo a Bloomberg New Energy Finance. A Amazon.com é a segunda maior compradora corporativa, com 1.219 megawatts, todos nos EUA.

O "consumo de eletricidade [do Google] é considerável, mas o fato de já atendê-la comprando energia renovável é uma grande conquista", disse Kyle Harrison, analista da BNEF em Nova York, em entrevista na quinta-feira. "O Google está adquirindo energia renovável em três continentes e abriu caminho para dezenas de outras empresas."

Por meio dos acordos com a Avangrid, o Google comprará produção dos projetos eólicos Coyote Ridge e Tatanka Ridge. Cada um tem 98 megawatts de capacidade e combinados produzirão eletricidade suficiente para abastecer mais de 50.000 casas. O projeto eólico Glaciers Edge, da EDF, no condado de Cherokee, deve entrar em funcionamento em dezembro de 2019. Já o parque eólico Red Dirt da Enel, de 300 megawatts, nos condados de Kingfisher e Logan, começa a operar no início de 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos