Bolsas

Câmbio

Maior corretora financeira por voz aposta em meio eletrônico

Will Hadfield

(Bloomberg) -- Maior empregadora mundial de corretores de instrumentos financeiros que atuam por telefone, a TP ICAP está apostando no meio eletrônico. A decisão a coloca em competição direta com a NEX Group.

A divisão Tullet Prebon, da TP ICAP, está oferecendo aos bancos um "serviço de compressão" que permite que diminuam a quantia em dinheiro e títulos que precisam depositar em câmaras de compensação para garantir suas transações com derivativos. O serviço, chamado ClearCompress, "pode ser executado em menos de uma hora, assim removendo a necessidade dos clientes deixarem imobilizados recursos das carteiras por vários dias", afirmou a empresa em comunicado enviado nesta sexta-feira.

A TP ICAP agora passa a concorrer com a NEX Group, empresa fundada por Michael Spencer, o empreendedor que vendeu a divisão de corretagem por voz para a Tullett Prebon (a antecessora da TP ICAP) no início do ano.

A NEX opera o serviço mais utilizado para diminuir o colateral que os bancos precisam depositar nas câmaras de compensação. Spencer vendeu a divisão de corretagem por voz para se concentrar em plataformas eletrônicas de negociação e serviços pós-transação, entendendo que serão mais lucrativos. A TP ICAP informa que seu serviço vai reduzir o colateral na mesma medida que o serviço TriOptima, da NEX, porém de forma bem mais rápida.

"Em vez de ser algo que os bancos gostam de ter, a compressão se tornou absolutamente essencial", disse Paul Ribbins, diretor-gerente da Tullett Prebon.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos