Bolsas

Câmbio

Como o pioneiro dos mercados emergentes investiria US$ 100.000?

Lilian Karunungan e Yvonne Man

(Bloomberg) -- Gostaria de saber onde Mark Mobius investiria US$ 100.000 atualmente?

Um terço em commodities, um terço em ações africanas e um terço no Vietnã -- essa foi a resposta do investidor pioneiro dos mercados emergentes durante uma sessão de perguntas e respostas na conferência Year Ahead Asia da Bloomberg, em Jacarta.

O paládio, que subiu 45 por cento neste ano, e a platina são as commodities "mais notáveis" e são atraentes por serem usadas em catalisadores para motores de automóveis, disse Mobius, presidente do conselho executivo do grupo de mercados emergentes da Franklin Templeton.

No caso da África, Mobius disse que estava interessado em ações da África do Sul, da Nigéria, do Quênia e do Zimbábue. O momento é uma "ótima oportunidade" para investir no Zimbábue porque, prevê, o mercado deverá ser aberto e as reservas internacionais aumentarão após a derrubada do ex-presidente Robert Mugabe.

Mobius descreveu o Vietnã, país cujo índice acionário de referência VN Index subiu 41 por cento neste ano, como "um dos mais dinâmicos" mercados asiáticos. "É um mercado pequeno, um mercado de fronteira, mas animador", disse ele, em entrevista separada na conferência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos