IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como o pioneiro dos mercados emergentes investiria US$ 100.000?

Lilian Karunungan e Yvonne Man

06/12/2017 11h19

(Bloomberg) -- Gostaria de saber onde Mark Mobius investiria US$ 100.000 atualmente?

Um terço em commodities, um terço em ações africanas e um terço no Vietnã -- essa foi a resposta do investidor pioneiro dos mercados emergentes durante uma sessão de perguntas e respostas na conferência Year Ahead Asia da Bloomberg, em Jacarta.

O paládio, que subiu 45 por cento neste ano, e a platina são as commodities "mais notáveis" e são atraentes por serem usadas em catalisadores para motores de automóveis, disse Mobius, presidente do conselho executivo do grupo de mercados emergentes da Franklin Templeton.

No caso da África, Mobius disse que estava interessado em ações da África do Sul, da Nigéria, do Quênia e do Zimbábue. O momento é uma "ótima oportunidade" para investir no Zimbábue porque, prevê, o mercado deverá ser aberto e as reservas internacionais aumentarão após a derrubada do ex-presidente Robert Mugabe.

Mobius descreveu o Vietnã, país cujo índice acionário de referência VN Index subiu 41 por cento neste ano, como "um dos mais dinâmicos" mercados asiáticos. "É um mercado pequeno, um mercado de fronteira, mas animador", disse ele, em entrevista separada na conferência.