Bolsas

Câmbio

Táxis podem crescer mesmo com Uber, diz operadora indonésia

Sterling Wong

(Bloomberg) -- A PT Blue Bird Group, maior operadora de táxis da Indonésia, afirmou que transportes públicos convencionais como os táxis ainda têm espaço para crescer, mesmo com a crescente popularidade dos novos aplicativos de transporte privado.

"As pessoas ainda precisam de um meio de transporte público seguro, confiável e com bom valor", disse a diretora-presidente da operadora, Noni Purnomo, em entrevista à Bloomberg Television, em Jacarta, nesta quarta-feira. "No fim das contas, todos podemos colaborar."

Em mais um ataque das agressivas batalhas entre empresas de táxis e aplicativos de transporte privado ocorridas nas maiores cidades do mundo, a Blue Bird foi fortemente impactada pela crescente popularidade de novos concorrentes como Grab, Uber e GoJek. O transporte privado é um assunto polêmico e no ano passado a região central de Jacarta foi paralisada por milhares de taxistas irritados com a propagação dos aplicativos de transporte compartilhado.

Segundo Purnomo, é importante que o governo intervenha para regular o crescente setor de transporte privado para manter os clientes seguros e garantir igualdade de condições.

"Quando surge outro modelo de negócio realmente desregulado, por exemplo, em relação à segurança, aos preços e aos impostos, não há igualdade de condições", disse ela. "Se houver regras claras, nos adaptaremos e respeitaremos as regulamentações."

A empresa anunciou em julho a expectativa de aumento das receitas neste ano após intervenção do governo indonésio para regulamentar as tarifas dos aplicativos de transporte privado. À parte o transporte de passageiros, a Blue Bird pretende expandir também seu negócio de logística, segundo Purnomo, e busca parceiros para agilizar o processo.

"Devido ao crescimento econômico na Indonésia e aos altos custos logísticos na Indonésia neste momento -- 24 por cento do PIB, extremamente elevado --, a oportunidade no ramo de logística ainda é grande", disse Purnomo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos