IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-corretores tiram proveito de Brexit com loja em Luxemburgo

Stephanie Bodoni

11/12/2017 14h21

(Bloomberg) -- Dois ex-corretores de Londres em Luxemburgo descobriram um jeito de se proteger do Brexit à moda antiga.

O britânico Mark Hollis, 50, e seu sócio irlandês John Heffernan, 52, abriram um mercado para oferecer aos financistas que fugiram do distrito financeiro de Londres uma fonte constante de itens básicos da alimentação britânica, como chá de Yorkshire e Marmite, um extrato de levedura.

A dupla diz que "Home from Home", que também vende favoritos dos expatriados, como o feijão com molho de tomate Heinz e a mistura para milk-shake de chocolate da Nestlé, já está movimentado antes mesma da chegada de hordas de financistas que, segundo projeções, vão trocar Londres por uma vida nova no Grão-Ducado.

"Abrimos há algumas semanas e já vieram centenas de pessoas", disse Hollis, que saiu de Londres com a esposa em 1997.

Na disputa para atrair negócios de Londres depois do Brexit, Luxemburgo já foi escolhido por várias seguradoras, fundos e bancos. O colosso dos seguros American International Group, a seguradora americana FM Global, a RSA Insurance Group, a Hiscox, seguradora da Lloyd's of London, assim como a empresa de private equity Blackstone e gestoras de ativos como a M&G Investments escolheram Luxemburgo como novo centro operacional na UE. O JPMorgan Chase também planeja transferir alguns banqueiros de Londres para Luxemburgo.

Planos de contingência

Hollis descreve o Brexit como "uma piada", mas admite que "ele pode nos trazer mais clientes".

"Algumas empresas financeiras, acho que já são mais de 20, afirmaram que vão se mudar para Luxemburgo. Em sua maioria, são fundos e seguradoras", disse ele. "Por ter vindo do setor financeiro, eu sei que muitos bancos têm planos de contingência", disse Hollis, que trabalhou metade da vida como corretor, sendo que passou os últimos 16 anos na Tradition.

A loja da dupla fica em Strassen, uma cidade residencial agitada perto de Luxemburgo, a capital do país. Os primeiros clientes foram atendidos pouco antes de Halloween e, com o Natal chegando, os donos dizem que a loja está valendo-se por conta própria. Salsichas tradicionais inglesas, bacon e uma espécie de bolo chamado crumpet são alguns dos maiores sucessos.

Hollis e Heffernan são gratos pelo apoio financeiro do governo de Luxemburgo e de seus pais. Juntos, eles reuniram cerca de 40.000 euros (US$ 47.100) em fundos próprios para investir na loja e obtiveram mais 38.000 euros do Estado, que antes teve que aprovar o projeto.

A turbulência provocada pelo Brexit pode até ser boa para o negócio deles, mas Hollis tem dificuldade para ocultar o desdém que sente por aqueles que quiseram se separar da UE ? inclusive sua própria família.

"Eu acho que o Reino Unido tomou uma decisão completamente errada", disse ele. "Eles decidiram isso em votação, então agora precisam ir até o fim."