IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Califórnia pode roubar coroa da Flórida na produção de laranjas

Marvin G. Perez

13/12/2017 14h13

(Bloomberg) -- A safra de laranja da Flórida tem enfrentado anos ruins. E agora, para piorar, a Califórnia se prepara para tirar do chamado Estado Ensolarado o primeiro lugar em produção cítrica nos EUA.

Após uma década de greening, a doença que devastou os laranjais da Flórida, neste ano o furacão Irma destruiu plantações, prejudicando ainda mais a safra. Os fazendeiros do estado deverão colher 46 milhões de caixas da fruta nesta temporada, informou o Departamento de Agricultura dos EUA nesta terça-feira. Seria a menor safra desde 1945, em quantidade equivalente à colheita da Califórnia.

Michael Sparks, CEO da Florida Citrus Mutual, a maior associação de produtores do estado, acredita que a situação da safra "ainda vai piorar antes de melhorar". Se ele estiver certo, e a Califórnia acabar tendo a maior safra, será a primeira vez em 73 anos que o estado superará a Flórida.

"Acreditamos que não se saberá o tamanho real da safra 2017-2018 antes do fim da temporada, quando todas as frutas tiverem sido colhidas", no início do verão americano, disse Sparks.

A maior parte das laranjas cultivadas na Califórnia é usada para o mercado de frutas frescas, e as laranjas da Flórida normalmente são usadas para a produção de suco.

--Com a colaboração de Jeff Wilson