IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uber se alia a ex-inimigos taxistas na Ásia para ganhar clientes

Yoolim Lee e Yuji Nakamura

13/12/2017 11h12

(Bloomberg) -- A Uber Technologies está abarcando a indústria de táxis da Ásia, transformando alguns de seus antigos inimigos em aliados para tentar conquistar clientes de Bangkok a Tóquio.

A empresa com sede em São Francisco afirmou na quarta-feira que levará a frota de 4.000 táxis da Howa para o aplicativo, oferecendo aos clientes da capital tailandesa um transporte mais rápido e conveniente. Essa é a parceria mais recente firmada pela startup mais valiosa do mundo, que na semana passada fechou acordo para a venda de 51 por cento de sua unidade de aluguel de veículos de Cingapura para a operadora de táxis ComfortDelGro por 295 milhões de dólares de Cingapura (US$ 218 milhões) em dinheiro.

A Uber retomou os serviços de transporte privado em Taiwan em abril após enfrentar uma oposição crescente das operadoras locais de táxis e de políticos. Seis meses depois, a Uber fez parceria com três empresas de táxis para oferecer o uberTAXI em Taipé.

No Japão, onde teve pouco sucesso desde que começou a operar, há cerca de quatro anos, a empresa está reformulando sua diretoria e adotando uma abordagem menos combativa com órgãos reguladores e operadoras de táxis. A Uber atualmente está "buscando ativamente" parcerias com empresas de táxi do Japão, disse Brooks Entwistle, diretor de negócios para a região Ásia-Pacífico, em Tóquio no mês passado.