IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coleta de dados pelo Facebook entra na mira de reguladora alemã

Aoife White, Karin Matussek e Stephanie Bodoni

19/12/2017 11h00

(Bloomberg) -- O Facebook pode violar regras ao coletar dados de navegação dos usuários fora de sua rede social, alertou o órgão regulador antitruste da Alemanha em relatório preliminar que classificou a empresa como a rede social "dominante" do país.

Os usuários não sabem que o Facebook coleta dados a respeito de como visitam outros websites e não parecem concordar com a forma em que os dados são usados, informou o Escritório Federal de Cartéis, ou Bundeskartellamt, em comunicado enviado por e-mail. As pessoas têm apenas as opções de aceitar o pacote completo ou de deixar de usar a rede, afirma o escritório, que ataca os termos de serviço usados amplamente por sites na internet.

"Estamos preocupados principalmente com a coleta de dados fora da rede social do Facebook e com a combinação dessas informações com a conta do usuário no Facebook", disse o presidente da agência, Andreas Mundt, no comunicado. "Com a notificação de avaliação preliminar, o Bundeskartellamt oferece à empresa a chance de comentar as alegações e oferecer justificativa para sua conduta ou para possíveis soluções."

O Facebook imediatamente criticou os órgãos reguladores por pintarem um "quadro impreciso" a respeito da operação da empresa, concentrando-se na crítica de que a rede é dominante, um termo legal importante que poderia limitar comportamentos futuros.