ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Novidades dos cruzeiros: pistas de corrida, drones que mergulham

Fran Golden

19/12/2017 14h38

(Bloomberg) -- Bartenders robóticos e tobogãs são coisas do ano passado. Em breve, os passageiros dos navios de cruzeiro andarão em carros elétricos pela maior pista de corrida em alto-mar, jogarão laser tag ao ar livre durante a noite e avistarão vida marinha com drones mergulhadores.

E "em breve" não é em 2050. É em 2018.

As empresas de cruzeiro querem parecer novas e relevantes, por isso estão se concentrando em experiências incríveis -- especificamente, daquele tipo que você deseja publicar nas redes sociais.

"Estamos acostumados como consumidores a querer sempre o mais legal, o melhor e o mais organizado", disse Vicky Garcia, coproprietária e diretora de operações da Cruise Planners, uma agência de viagens afiliada à American Express. "Tudo se resume a contar vantagem."

Para a nossa sorte, as linhas de cruzeiro estão reagindo a isso. Listamos algumas das atrações mais esperadas, criativas e excêntricas que te surpreenderão -- e também surpreenderão seus seguidores do Instagram -- no ano que vem.

Andar de kart no Oceano Pacífico

Como parte de um torneio semanal Grand Prix realizado no Norwegian Bliss, os passageiros poderão acelerar em busca de uma medalha com uma frota de karts elétricos fabricados pela RiMo Germany. Alto-falantes ecológicos especiais ligados aos aceleradores dos carros imitam o som de um motor real para que você tenha uma experiência visceral sem causar poluição sonora ao atravessar as geleiras do Alasca. Quanto à pista em si, tem cerca de 300 metros por volta nos decks 18 e 19, sendo portanto 40 por cento maior do que a versão piloto instalada no Norwegian Joy, que operou na China no início do ano.

Salas subaquáticas surreais

Resgate seu Júlio Verne interior no Blue Eye, o primeiro salão subaquático do mundo construído em um navio de cruzeiro. Estreia no próximo verão europeu nos novos iates Le Laperouse e Le Champlain, da Ponant, para viagens pelo Mediterrâneo. O recurso visual definitivo? Duas grandes vigias em forma de olho para levar você pessoalmente para perto das criaturas do mar. Atraente, a vista serve de pano de fundo para os elegantes recursos high tech do espaço. A sala toda é pensada para levar o exterior para dentro, com grandes telas que transmitem imagens ao vivo de três câmeras subaquáticas, enquanto um hidrofone captura os sons reais do oceano. Um aviso para quem tem propensão a enjoos no mar: até mesmo a mobília é modificada para vibrar (levemente!) em sincronia com os sons.

Competição amistosa com infravermelho

Prepare-se para entrar no modo camuflagem no Symphony of the Seas, navio da Royal Caribbean para 5.535 passageiros que estreará no fim de março como a maior embarcação de turismo do mundo. Durante horários estabelecidos, a pista de patinação no gelo funcionará também como arena de laser tag para 16 pessoas. Coberta e enfeitada, a instalação brilha no escuro e tem temática intergaláctica. O Norwegian Bliss, por sua vez, estreará um curso dedicado à prática de laser tag ao ar livre em seu 20º (e mais alto) deck, com uma misteriosa temática de estação espacial abandonada.

Drones no fundo do mar

A empresa de cruzeiros Hurtigruten, com sede na Noruega, se associou à BluEye Robotics, do Vale do Silício, para colocar drones mergulhadores de 7 quilos em navios de expedição, incluindo o MS Roald Amundsen, de 530 passageiros, movido a energia híbrida, que estreará na Antártida em outubro do ano que vem. Os drones podem mergulhar até 150 metros em águas muitas vezes frias demais para mergulhos humanos -- e são equipados com quatro propulsores e uma câmera de vídeo grande angular adaptada a condições de pouca luz. Todo esse conteúdo é transmitido em tempo real para telas em todo o navio (e até mesmo para os dispositivos pessoais) para que você possa se unir virtualmente a um grupo de baleias enquanto toma um martini ou está deitado na cama.

Mais Economia