Bolsas

Câmbio

Após disparada de 7.500% em criptomoeda, criador vende ativos

Nour Al Ali

(Bloomberg) -- O criador da quinta maior criptomoeda do mundo colheu seus lucros depois que o ativo se multiplicou por 75 neste ano.

Charlie Lee, o engenheiro de software que mora em São Francisco que fundou o litecoin em 2013, disse em postagem no reddit que vendeu e doou todos os seus ativos nos últimos dias. A medida tem por objetivo evitar "conflito de interesses" quando Lee faz comentários nas redes sociais que poderiam influenciar o preço da moeda digital, disse ele.

"O litecoin foi muito bom para mim financeiramente, por isso eu estou suficientemente bem para não precisar mais ligar meu sucesso financeiro ao sucesso do litecoin", disse Lee. "Pela primeira vez em mais de seis anos eu não tenho nenhum LTC", só algumas moedas de colecionador.

Lee preferiu não comentar na postagem quantas moedas vendeu e a que preço, mas pontuou que o total representava uma pequena porcentagem do volume diário e que "não colapsou o mercado".

O litecoin subiu mais de 9 por cento nos últimos cinco dias, para US$ 330,07, segundo dados docoinmarketcap.com. A moeda caía mais de 7 por cento na quarta-feira, seguindo quedas da maioria das moedas digitais após uma série de notícias ruins sobre ataques hacker e intervenções de órgãos reguladores. Lee insistiu em sua postagem que a venda não sinaliza que perdeu a fé na criptomoeda.

"Ainda passarei todo o meu tempo trabalhando no litecoin", disse ele. "Quando o litecoin tiver sucesso, ainda serei recompensado de várias maneiras diferentes, mas não diretamente com a posse de moedas."

E qual a sensação de lucrar na alta com a explosão das criptomoedas, descrita como a maior bolha financeira de todos os tempos? "Estranho", mas também "de certa forma renovador", escreveu Lee.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos