ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Google reduz diferença em relação à Amazon em buscas de produtos

Spencer Soper

20/12/2017 12h55

(Bloomberg) -- A Amazon.com continua sendo o maior destino on-line nos EUA para consumidores que buscam produtos, mas o Google, da Alphabet, e outros motores de busca reduziram a diferença nos últimos 12 meses.

Cerca de 49 por cento dos consumidores on-line visitaram a Amazon primeiro ao buscar produtos no período, contra 55 por cento em 2016, segundo pesquisa com consumidores elaborada pela Survata, uma empresa de pesquisa de São Francisco. O Google e outros motores de busca vieram na sequência, com 36 por cento, contra 28 por cento anteriormente. Os consumidores visitaram websites de empresas varejistas individuais primeiro em apenas 15 por cento do tempo, contra 16 por cento no ano passado.

O fato de ser lembrada primeiro pelos consumidores que pesquisam produtos ajuda a Amazon a manter a liderança no comércio eletrônico. O gasto com varejo pela internet aumentará cerca de 16 por cento neste ano, para US$ 453 bilhões, segundo a EMarketer. O Google precisa que os consumidores utilizem seu mecanismo de busca para ajudar a proteger sua posição de liderança em publicidade digital, o que gerará US$ 35 bilhões para a empresa neste ano, segundo a EMarketer.

O aumento nas compras realizadas em dispositivos móveis provavelmente ajudou o Google a ganhar terreno em relação à Amazon em 2017 porque o mecanismo de busca melhorou sua experiência nos smartphones, disse Chris Kelly, CEO da Survata. Os gastos de fim de ano por meio de smartphones aumentarão 26 por cento neste ano, segundo a Adobe Systems.

Mais Economia