IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nem sua mãe pode livrar você de processo por insider trading

Gaspard Sebag

20/12/2017 15h40

(Bloomberg) -- Nem sua mãe consegue livrar você de certas encrencas.

Nas últimas semanas, as autoridades francesas descobriram dois casos de insider trading, ou abuso de informações confidenciais, em que as irregularidades foram levadas a cabo usando a mãe de um dos acusados para fazer o encobrimento.

Dois homens foram multados em 946.000 euros (US$ 1,1 milhão) ao serem pegos em investigação francesa de insider-trading por um telefone celular ligado à mãe de um deles. Na semana anterior, um ex-analista da Standard & Poor's admitiu a investigadores que usou a conta bancária da mãe para fechar três transações questionáveis.

No caso mais recente, o órgão regulador dos mercados da França multou Sylvain Lemaire, um corretor que trabalhava na Louis Capital Markets, por compartilhar informações privilegiadas com o investidor Marc-Albert Obadia, que opera em Israel, para dar vantagem a ele em sete transações entre 2011 e 2013, uma delas envolvendo ações da Havas, pertencente à Vivendi. O comitê de execução do órgão regulador também baniu o corretor do setor por 10 anos.

Os investigadores da Autorité des Marchés Financiers notaram que Obadia fechou sistematicamente ordens de compra processadas por Lemaire para um fundo do banco Dexia há cerca de cinco anos e procurou conexões entre os dois. O comitê de execução da AMF aplicou a multa após concluir que Lemaire devia ter usado um telefone secreto -- com cartão SIM pertencente à mãe do investidor -- para compartilhar informações confidenciais com Obadia.

"A repetição das violações encontradas contra Lemaire e o contexto em que foram realizadas -- durante o trabalho dele como corretor de ações -- as tornam particularmente graves", afirmou a AMF, na terça-feira, na decisão. O comitê de execução também observou que Lemaire havia dito durante a investigação que deu conselhos a Obadia em troca de apresentações a contatos que pudessem investir se ele criasse seu próprio hedge fund.

Repressão

As autoridades vêm reprimindo o insider trading na última década, usando o crime, que levou magnatas do setor de hedge funds à prisão, para enviar uma mensagem ao setor financeiro. Três anos atrás, a Elliott Management, do bilionário Paul Singer, foi multada em 16 milhões de euros pelo uso de informações relevantes na compra de ações de uma concessionária de rodovias na França em 2010.

A decisão sobre Lemaire e Obadia ocorreu 24 horas antes de o analista da Standard & Poor's, Lucas Sevenin, ser multado em 90.000 euros. Em uma audiência na semana passada, ele disse que usou a conta da mãe para comprar ações da Vallourec com base em informações privilegiadas que obteve da empresa como parte de seu trabalho.

Lemaire, multado em 450.000 euros, e Obadia, que pagará 496.000 euros, negaram ter compartilhado informações. Em audiência realizada em 24 de novembro, seus advogados argumentaram que não foram encontradas provas concretas de que os dois tivessem conspirado nos negócios usando o telefone da mãe de Obadia.