Bolsas

Câmbio

Maior produtora de cobre da China interrompe operações

Bloomberg News

(Bloomberg) -- A Jiangxi Copper, a maior produtora de cobre da China, interrompeu toda a produção na província depois que o governo local impôs restrições para reduzir a poluição, disse um representante da empresa nesta terça-feira.

A fundição recebeu no fim da tarde de segunda-feira a ordem de parar a produção durante pelo menos uma semana antes de uma nova avaliação para calcular os níveis locais de poluição, disse o representante, que pediu anonimato devido a normas corporativas. A empresa, que tem uma capacidade anual de 1,02 milhão de toneladas na província do Sudeste, continua negociando com o governo para interromper apenas as operações de fundição, e não as operações de refino, a fim de minimizar as perdas, de acordo com o representante.

A China está intensificando sua campanha contra a contaminação ambiental, ampliando para outras províncias as restrições impostas à produção em 28 cidades do Norte no inverno. A Tongling Nonferrous Metals Group, a segunda maior produtora de cobre do país, anunciou no início deste mês que suspenderá até 30 por cento da capacidade de fundição em seu principal centro de produção, na província oriental de Anhui, após uma ordem semelhante.

Telefonemas para o governo provincial de Jiangxi e para a agência de proteção ambiental não foram atendidos nesta terça-feira. Os cortes ocorrem no momento em que as fundições chinesas planejam retomar as negociações com mineradoras no exterior sobre as taxas de processamento de 2018 no próximo mês. Os limites à produção reduziriam a demanda de concentrado das fundições e apoiariam a posição delas nas negociações anuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos