IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BlackBerry e Baidu fabricarão software para carros autônomos

Gerrit De Vynck

03/01/2018 14h11

(Bloomberg) -- A BlackBerry, ex-fabricante de telefones celulares, deu mais um passo em sua iniciativa voltada aos veículos autônomos com a assinatura de um acordo com a Baidu, a gigante chinesa da internet, para uma parceria em software automotivo.

A Baidu incorporará o QNX, o sistema operacional de veículos da BlackBerry, à Apollo, sua plataforma para carros autônomos, um conjunto de ferramentas que as fabricantes de veículos podem usar nos projetos de veículos autônomos. A parceria também inclui a integração do software de entretenimento para carros da BlackBerry, que está mais consolidado, à Apollo.

O QNX, unidade da BlackBerry, é há muito tempo líder na construção de sistemas de programas de entretenimento e mapas para carros. Agora, a empresa com sede em Waterloo, Ontário, está procurando usar essa experiência para construir sistemas operacionais capazes de gerir um software muito mais complexo e exigente para carros sem motorista, um mercado emergente enorme.

A Baidu, a maior fornecedora de motores de busca da China, está construindo o sistema Apollo e fazendo dezenas de parcerias no mundo inteiro com o objetivo de se tornar uma empresa líder em software automotivo. Em setembro, a empresa com sede em Pequim anunciou um fundo de US$ 1,5 bilhão para investir em projetos de veículos autônomos nos próximos três anos.